25 jul 2018 | 18:23:00

Invicto e tríplice coroado, Justify tem campanha encerrada

Boatos acerca da aposentadoria do alazão concretizaram-se e foram repercutidos na mídia internacional. Dono de campanha invicta, seguirá para o Kentucky em agosto.


Justify, no icônico registro de seu salto no Preakness Stakes: campanha histórica.

Imagem: Alex Evers

Confirmaram-se nesta quarta-feira (25) os boatos que vinham ganhando espaço na mídia internacional desde o anúncio de uma lesão, no boleto do seu anterior esquerdo, há cerca de 15 dias. Dono de uma das mais incríveis campanhas já desempenhadas por um PSI, Justify teve encerrada a campanha nas pistas. O fato foi repercutido em diversos veículos especializados, incluindo os websites de Blood Horse e Thoroughbred Daily News.

“Justify apresentou um inchaço no boleto e ele simplesmente não se recuperou rápido o suficiente para retomar sua campanha neste segundo semestre. Todos nós gostaríamos de vê-lo competir novamente, mas, acima de tudo, é minha responsabilidade garantir que ele esteja bem. Sem um descanso entre 60 e 90 dias, ainda assim não estou certo de que fosse possível (voltar a correr)”, declarou Bob Baffert à reportagem da Blood Horse.

Filho de Scat Daddy e Stage Magic (Ghostzapper), Justify foi capaz de evoluir, da condição de animal perdedor, que abandonou na estreia, em fevereiro de 2018, para o status de 13º tríplice coroado do turfe norte-americano, em junho, num intervalo de apenas 112 dias. Além de duas corridas de chamada comum (uma eliminatória e um allowance), emendou brilhante sequência de vitórias nos Santa Anita Derby (gr.I), Kentucky Derby (gr.I), Preakness Stakes (gr.I) e Belmont Stakes (gr.I). Invicto em 6 corridas, faturou US$ 3.798.000,00 em prêmios.

“Ele é um cavalo incrível e nós estamos muito desapontados pelo fato dele não correr novamente. Tudo tem um motivo para acontecer e nós somos abençoados por termos lhe corrido para que se tornasse o 13º tríplice coroado da história”, declarou, à mesma reportagem, Kenny Troutt, titular da WinStar Farm – que detém a propriedade de Justify juntamente de China Horse Club e de SF. Criado por John Gunther, o alazão foi adquirido nos leilões de Keeneland, em setembro de 2016 (com 1 ano, portanto) pela soma de US$ 500 mil.

Justify seguirá para a WinStar Farm no próximo mês, a fim de iniciar seus preparativos para a carreira de reprodutor, a ser iniciada em janeiro de 2018. Antes, porém, o alazão receberá homenagens numa parada de despedida, no próximo sábado (28), durante as corridas de Del Mar.

Mais notícias

Marque em sua agenda: as datas da Copa Precocidade e Velocidade

Evento promete mobilizar turfistas de todo o país, em 2022.

As 6 (seis) lições de Fluke

por Victor Corrêa

Ajustada Agena mantém série invicta, em São Paulo

Potranca do Haras do Morro venceu o Clássico Presidente Eduardo da Rocha Azevedo (L).