03 mar 2026 | 17:10:55

Em Turfway Park, Devassa coloca-se em mais um stakes

Brasileira criada por Ulisses Lignon Carneiro finalizou em terceiro para Literate, no Wintergreen Stakes.


Devassa cumpre boa campanha nos Estados Unidos.

Imagem: Transmissão H.R.U. (Arquivo)

No sábado (28), em Turfway Park, foi disputado o Wintergreen Stakes, em 1.600m na raia sintética (all weather track), com bolsa de US$ 125 mil, para éguas de 4 e mais anos. Em páreo vencido pela favorita Literate, a brasileira Devassa, por Alcorano, de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade de P. H. Lobo Inc., finalizou na terceira colocação.

Mantida na terceira colocação por Walter Rodrigues, Devassa avançou, juntamente com Literate (foi conduzida por Luan Machado), durante a última curva. Literate, contudo, logo livrou boa vantagem, na primeira colocação, ampliando sua margem, na reta final, à frente das demais. 

Settling Storm tomou a formação da dupla de Devassa, nos últimos 100 metros, chegando ao disco 10 corpos e 3/4 atrás da ganhadora e 4 corpos à frente de Devassa.

Brad Cox é o treinador de Literate (6 anos, filha de Oscar Performance e Infanta Branca, por Henrythenavigator), que soma 7 primeiros lugares em 21 saídas. Múltipla ganhadora de stakes - incluindo prova de G3 -, Literate registrou 1:38.42 para a milha.

Devassa, por sua vez, recebe o treinamento de Paulo Henrique Lobo e, até o momento, nos Estados Unidos, conta com dois segundos lugares e um terceiro em 3 corridas. Em sua mais recente saída, havia escoltado a própria Literate, no mês de janeiro, no Likely Exchange Stakes, também disputado em Turfway Park. No Uruguai, competiu por 5 vezes, vencendo em todas elas - incluindo os Gran Premios Criterium (G2), Polla de Potrancas (G3) e Seleccion (G3). Nos Emirados Árabes, obteve 2 colocações em 2 saídas.

Mais notícias

João Adhemar de Almeida Prado: a sempre justa homenagem da Taça de Prata

Titular do Haras Jahú & Rio das Pedras, responsável pela criação de algumas das maiores lendas do turfe brsileiro, tem seu nome associado à Taça de Prata de potros.

Copa dos Criadores: balizamento das 7 provas

Festival do turfe brasileiro será realizado no dia 1º de agosto, no Jockey Club Brasileiro.

Animais melhor apresentados também renderam premiações a cavalariços

Terra Molhada, More Olympic, Passion of Detail, Paid In Full, Popsicle, Zero Zero Sete e Rafa do Iguassu foram os destaques do paddock, na Copa dos Criadores.