Troféu Mossoró 2024: os flashes da premiação
Cerimônia foi realizada, no último sábado (4), véspera do festival da Copa dos Criadores. Doutor Sureño (Haras Moema/Haras Old Friends) foi condecorado com a maior honraria da noite, o Troféu Mossoró de Cavalo do Ano.
No último sábado, véspera do festival da Copa dos Criadores, foi realizada a cerimônia do Troféu Mossoró, da temporada 2023/2024. A premiação que condecora, ano a ano, os melhores nomes do turfe brasileiro, reuniu criadores, proprietários e profissionais no salão da Tribuna B do Jockey Club Brasileiro, que, em evento de congraçamento, revisitaram nomes e momentos marcantes da temporada, que serviu de base à votação.
Na principal categoria do Troféu Mossoró, Doutor Sureño foi eleito "Cavalo do Ano". O filho de Agnes Gold, de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Moema, passou invicto pelo segundo semestre de 2023, emplacando o luxuoso double iniciado na Copa ABCPCC Clássica - Matias Machline (G1) e finalizado no Gran Premio Latinoamericano (G1), na Argentina. Precocemente desaparecido, quando se encontrava na iminência de iniciar sua jornada de reprodutor, o castanho deixou a criação nacional carente de uma de suas principais promessas - e, turfistas de todo o Brasil, saudosos do brilhante corredor que foi em pista.
Além desse e de outros vencedores da noite, o Troféu Mossoró também oportunizou o compartilhamento, do Presidente Julio Camargo junto aos presentes, a respeito da situação da ABCPCC, dos projetos futuros e outras perspectivas a respeito da entidade. Igualmente, foi homenageado Oswaldo Antunes Maciel, titular da Coudelaria Pelotense - um dos mais longevos criadores PSI, em atividade, no Brasil. Houve, também, uma mensagem de agradecimento, realizada pelo Presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul e pela criadora e proprietária gaúcha, Faby Mattos, em vista das ações de solidariedade realizadas pela comunidade turfística nacional, diante das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
Abaixo, alguns flashes da premiação. Fotografias de autoria de João Cotta (@joaocotta_photos).
Mais notícias
Nota de Falecimento : Albênzio Barroso
Albênzio Barroso e Margarida Polak Lara após a vitória de Off The Way no Grande Prêmio Brasil Imagem: Divulgação JCSP Albênzio Barroso, um dos melhores jóqueis da história do turfe brasileiro, faleceu ontem à noite, na capital paulista, aos 77 anos, vítima de um câncer de intestino, enfermidade que o acometia já de algum tempo. Mineiro de Sabinópolis, Barroso, conhecido... [continua ]
Nota de falecimento: Ibrahim Eris
Ibrahim Eris Imagem: Folha de São Paulo Faleceu aos 80 anos, em São Paulo, Ibrahim Eris. Nascido na Turquia, Ibrahim naturalizou-se brasileiro e desenvolveu notável carreira profissional, na área da economia. Presidiu o Banco Central, entre 1990 e 1991. Apaixonado pelos cavalos de corrida, atuou como criador, proprietário e associado do Jockey Club de São Paulo. Participou, dentre outras coudelarias,... [continua ]

