23 nov 2022 | 00:57:37

Taking Flight, o primeiro New Year’s Day a correr no Brasil, estreia com vitória na Gávea

Potro do Haras Clark Leite, é um dos 5 produtos da única geração brasileira do semental.


A prole brasileira de New Year's Day (foto) debutou com vitória pelas patas de Taking Flight.

Imagem: Shadai Stallion Station/Racing Post

Numa eliminatória disputada por produtos de 3 anos, na reunião noturna desta terça-feira (22), no Jockey Club Brasileiro – em 1.000m na pista de grama – estreou o primeiro produto da única geração deixada por New Year’s Day no país. De criação e propriedade do Haras Clark Leite, Taking Flight o fez da melhor maneira possível, vencendo logo em sua primeira exibição.

Treinado por Luis Esteves, Taking Flight foi conduzido por Henderson Fernandes e percorreu o quilômetro na marca de 56.32 (replay abaixo).

Filho da matriz Kitty Girl (Crimson Tide), Taking Flight nasceu no dia 26/03/2020, ou seja, competiu com pouco menos de 2 anos e 8 meses. Isso em decorrência de a oportunidade de se padrearem matrizes, ainda que na temporada europeia, no ano de 2019, pouco antes do embarque definitivo de New Year’s Day para o Japão.

Além de Taking Flight, a geração brasileira de New Year’s Day conta com Splendid Prize (Haras Uberlândia), Tears of Joy (Haras Clark Leite), Honey Girl (Haras Fronteira) e Maximum Beauty (Haras Old Friends).

Nascido em 2011, New Year’s Day (de criação de Clearsky Farms, filho de Street Cry e Justwhistledixie (Dixie Union)) produziu 3 saídas – todas elas aos 2 anos – nos Estados Unidos. Além de uma eliminatória, venceu a Breeders’ Cup Juvenile (G1) de 2013. Ingressou na reprodução, na Hill ‘n Dale Farm, em 2014.

Importado por criadores brasileiros, em 2019, New Year’s Day teve passagem relâmpago pela criação nacional. Recebendo enorme destaque e visibilidade por força da vitória de Maximum Security (depois convertida numa polêmica desclassificação) no Kentucky Derby (G1) daquele ano, New Years’s Day despertou o interesse do mercado estrangeiro e, pouco tempo depois da sua chegada no Brasil, restou adquirido por criadores japoneses. Em 2022 serviu na Shadai Stallion Station, com cobertura comercializada por 2.500.000 ienes (cerca de R$ 94 mil).

 

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