07 jun 2022 | 21:26:16

Saiba quem é Vadeni, o ganhador do Derby Francês – com éguas sul-americanas no pedigree

Potro de Aga Khan, que levantou o Prix du Jockey Club (G1), tem em seu pedigree éguas dos lendários Haras Chapadmalal e Comalal.


Vadeni impressionou pela facilidade da vitória alcançada no Derby

Imagem: Frederic Vernichon/Racing Post

No último final de semana, em Chantilly, produtos de 3 anos disputaram o Prix du Jockey Club (G1), Derby Francês, em 2.100m na raia de grama, com € 1,5 milhão de dotação. Venceu Vadeni, da primeira geração do reprodutor Churchill e Vaderana (Monsun), de criação e propriedade de Aga Khan (obteve sua oitava vitória na prova).

Conduzido por Christophe Soumillon, Vadeni fez pouco caso do favorito Modern Games (vindo de vencer a Poule d’Essai des Poulains (G1)) na reta de chegada. Em vitória firme, atingiu o espelho 5 corpos à frente do irlandês El Bodegon, finalizando Modern Games, que não revelou a mesma aptidão em percurso mais alentado, no terceiro lugar.

Jean-Claude Rouget é o treinador de Vadeni, que conquistou sua 4ª vitória (a 3ª clássica) em 6 corridas. Tempo de 2:06.55.

Vencedor dos 1.400 aos 2.100 metros, Vadeni descende de linha materna desenvolvida, há mais de 50 anos, na França, por Aga Khan. Não sem se apoiar, contudo, em éguas sul-americanas. Sua 8ª mãe é a argentina Lost Horizon, uma corredora clássica do Haras Comalal, nascida em 1966. A égua foi parar no hemisfério norte ao ser exportada, ainda em campanha, para os Estados Unidos.

Lost Horizon tem como 2ª mãe a também argentina Rustom’s Legend, crioula do Haras Chapadmalal (a partir do qual originou-se o Comalal) e filha da francesa Evelyn’s Legend.

Dona de suas vitórias em seu país de origem (onde chegou a disputar o Prix de Diane), Evelyn’s Legend foi importada por Miguel Martinez de Hoz junto... Ao próprio Aga Khan.

 

Mais notícias

Com pedigree Mondesir, Danon Fantasy vence G2 no Japão

Neta materna da brasileira Doubt Fire conquistou a Hanshin Cup (G2).

EUA: Planetário é quinto G1 e de filho de Kiss Me Now estreia com vitória

Resultados relacionados à criação brasileira deram-se nos últimos dias, nas pistas dos Estados Unidos.

Na trilha do OSAF, Alegria Afleet emplaca G2

Potranca do Haras Old Friends foi a melhor no GP Prefeito Fábio da Silva Prado (gr.II).