20 mar 2024 | 19:31:00

Quem é Kay Army, o tríplice coroado chileno, invicto em 10 corridas

Corredor venceu o Derby (G1), em Valparaíso e ingressou no seleto rol de ganhadores da tríplice coroa chilena.


Kay Army decola para a conquista da tríplice coroa. 

Imagem: Francisco Pulgar

No último final de semana, os turfistas chilenos celebraram a conquista de mais uma tríplice coroa, em suas corridas. Mais do que isso, os aficionados locais puderam testemunhar o feito sendo protagonizado por um dos seus mais empolgantes animais, nos últimos anos.

Kay Army, filho de Katmai e Soviety Army, de criação de Agrícola Taomina Ltda. e propriedade do Stud Identic, conquistou, no Derby (G1) de Valparaíso, a 10ª vitória de sua campanha - num número idêntico de saídas. Trata-se, portanto, de um tríplice coroado invicto. 

Até então, somente Wolf, no ano de 1991, havia conseguido enfileirar os troféus dos Gran Premios El Ensayo (G1) e St. Leger (G1) -, leia-se, as duas primeiras provas da tríplice coroa chilena - na condição de um corredor insuperável. Enviado aos Estados Unidos, Wolf, então, experimentaria derrota, em sua campanha; fato esse que, até aqui, é estranho ao retrospecto de Key Army.

Corrido na expectativa, por Oscar Ulloa, Key Army arrematou, com enorme vigor, nos últimos 200 metros de prova. Obtendo êxito inconteste, alcançou o disco 6 corpos e 1/4 à frente de Wentrue, por sua vez um ganhador de G2. O argentino (de campanha "chilena") Daktari foi o terceiro.

Treinado por Juan Pablo Baeza Jarpa, Kay Army completou a milha e meia, na marca de 2:25.10. A magna conquista do alazão deu-se no mesmo dia 17 de março que, em 2023, marcou a estreia do corredor. Na ocasião, venceu uma eliminatória, em 1.300 metros, no Club Hípico Santiago, por mais de 6 corpos. Até aqui, sua vitória mais "apertada" aconteceu no "El Ensayo", a prova inaugural da tríplice coroa, a qual restou levantada por 1 corpo e 1/2 sobre Toque Y Desapegue (este, portanto, o animal que, por ora, foi quem mais se aproximou de Kay Army, ao final de uma corrida).

A par de todo o poderio locomotor de Kay Army, há de se destacar a relação compreendida entre sua vitoriosa história e uma das mais felizes importações já realizadas, na história do turfe sul-americano. Seu pai é um descendente de Scat Daddy, que pode ser considerado o mais destacado garanhão do turfe chileno, no século XXI.

Ao conferir oportunidades a filhos de Scat Daddy, os criadores locais galgam êxito em dar manutenção à bem sucedida experiência vivida com o garanhão da Coolmore, desaparecido em 2015. Incorrem, portanto, na mesma - e, igualmente, bem sucedida -  estratégia dos criadores australianos, que, ao utilizarem filhos nacionais do garanhão, como seus reprodutores, não permitiram que, pelo caminho, se perdesse todo o poderio, um dia gerado, naquelas terras, por Danehill.

Mais notícias

GP Turfe Gaúcho - Bettson: 20 produtos são confirmados para a disputa

Confira mais detalhes e informações sobre a disputa que movimentará Porto Alegre, no final de semana.

Copa dos Criadores 2021: balizamento

Confira os lugares no partidor de cada uma das 4 provas graduadas do festival.

Hector Gold, um galope de saúde no Clássico Delegações Turfísticas (L)

Revelação entre os arenáticos, corredor do Haras Anderson deu show na primeira prova clássica do festival