19 dez 2023 | 16:50:45

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (73ª edição)


Francisco Leandro venceu a "Milha" do GP Carlos Pellegrini, com Huapango Torero.

Imagem: Hipódromo San Isidro (Divulgação)

ARGENTINA


FRANCISCO LEANDRO: Brilhando intensamente em um ano perfeito, o brasileiro superou várias marcas importantes, além de conquistar o recorde argentino e sul-americano de vitórias, em um único ano hípico. Agora, Leandro faz parte do "Clube dos 500" e, com mais de 500 primeiros lugares em 2023, é o quarto maior vencedor, dentre os jóqueis, num único ano, em todos os tempos. Nesse seleto rol, deixou, na quinta colocação, Sandy Haley (os outros profissionais, que conseguiram ultrapassar a referida marca, além dos dois citados, são Kent Desormeaux, Chis MacCarron e Edgar Prado, os três já aposentados).

Nos últimos dias, Leandro chegou à marca de 517 conquistas. No importante meeting do GP Carlos Pellegrini, venceu o Gran Premio Joaquin S. Anchorena (G1), pilotando Huapango Torero, prova em que o brasileiro Bien Sureno não se saiu bem (talvez sentindo a viagem), finalizando em vigésimo.


CANADÁ


LÉO SALLES: Com mais duas conquistas na semana, o brasileiro vem para fechar o bom ano, superando os 50 triunfos alternados entre os hipódromos de Woodbine e Fort Erie. Os vencedores de Léo, na semana, foram Yorkville e Fairway to Heaven (vídeo abaixo).


ESTADOS UNIDOS


TIAGO JOSUÉ PEREIRA: Seguindo no hipódromo de Los Alamitos, nosso "TJ" brilhou, em mais duas oportunidades. Agora, soma 82 triunfos no ano. Winning Big e Geezer foram os animais vencedores do brasileiro, na semana.

LUAN MACHADO: Emplacando 5 triunfos na semana e chegando a 90 pontos no ano, o brasileiro fez dobrada com outro conterrâneo seu. Pilotando Graphic Detail, que é treinada por PAULO HENRIQUE LOBO, Luan venceu bela carreira no hipódromo de Turfway Park.


MACAU


RUAN MAIA: Destacando-se, cada vez mais, em relação aos seus rivais, o brasileiro segue ampliando a vantagem detida sobre o segundo colocado, nas estatísticas locais. Ruan soma 17 vitórias contra 8 do segundo colocado, S. Nakano.

Nessa semana, o brasileiro foi para a foto com Hostwin Winbull, do treinador J. Lau, "de bandeira a bandeira".


SINGAPURA


MANOEL NUNES: Com um hat trick e já aclamado, novamente, campeão das estatísticas locais, o brasileiro brilhou, mais uma vez, no hipódromo de Kranji. Nunes venceu, desta feita, ao pilotar Crown Dancing, Takhi e o ótimo Super Salute (vídeo abaixo).


VICTOR ESPINDOLA: Conquistando seu espaço no turfe local, o brasileiro chegou ao seu segundo triunfo em suas primeiras semanas de disputas e vem trabalhando muito para seguir na boa fase. Pilotando Gamely, Espíndola desbancou o favorito do público apostador, Cash King, e, em ótima pilotagem, foi para o winner's circle para o treinador J. Ong.


por Fábio Zerbini

 

Mais notícias

Internacional: final de semana com Kentucky Derby e Enable

Atrações do turfe internacional movimentarão atenções, por todo o mundo, neste sábado (5).

Nevisk reaparece com vitória em Cidade Jardim

Defensor de Marcia Guidorzi Buffolo venceu a Prova Especial Humberto Malzoni Scarano.

Urgent Money domina a Prova Especial Jacutinga

Filha do nacional Skypilot pertence ao Haras Free Way.