05 jan 2021 | 16:01:38

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 32ª Edição

Nesta edição: American Tiz, Ete Kaluanã, Golden Pacific e Hector Gold.


American Tiz

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

American Tiz – Criação: Paulo Neri da Lima Bérgamo – Propriedade: Maurício Roriz dos Santos

Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2) – 2.400m/areia – Produtos de 3 e mais anos – Cristal

Grande Prêmio Professor Nova Monteiro (G3) – 1.900m/areia – Produtos de 4 e mais anos – Gávea

Um dos destaques das provas principais disputadas, no Brasil, em pista de areia, no ano de 2020, American Tiz é um filho de First American (Quiet American e In Jubilation, por Isgala), que por sua vez desenvolveu campanha nos Estados Unidos, onde conquistou 2 vitórias, incluindo o Flamingo Stakes (G3). No Brasil, First American foi capaz de gerar ganhadores clássicos dos 1.000 aos 3.000 metros. Múltiplo ganhador de G1, incluindo o GP São Paulo, e atualmente reprodutor (pai de black type winner), Timeo talvez tenha sido o principal expoente de sua produção. Além dos filhos e filhas, First American – desaparecido em 2017 – vem revelando-se eficiente avô materno, como, por exemplo, dos ganhadores de G1 Braço Forte e Silence Is Gold.

American Tiz é o primeiro produto clássico de Tiz Classy (Tiznow), importada inédita dos Estados Unidos e sem campanha no Brasil. A segunda mãe do corredor, Top of The Class (Deputy Minister), competiu apenas 1 vez, Já a terceira, Grand Girlfriend (Private Account), conquistou 2 primeiros lugares, nos Estados Unidos, tendo, ainda, finalizado em segundo no Hollywood Oaks (G1) e no Gazelle Stakes (G1). Grand Girlfriend produziu a multiple stakes winner Five Grand Girl e também é avó materna do stakes winner Goombada Guska.

Girlfriend (Tom Rolfe), a quarta mãe de American Tiz, é a segunda mãe do ganhador de listed Handsome Hunk, do ganhador de G2 Prussian Blue e do stakes winner Rosengold. É, ainda, terceira mãe de Sconsin e Tiz Wonderful, ambos vencedores de G2. Quinta mãe de American Tiz, Dancealot (Round Table) foi ganhadora do Selima Stakes (G1) e produziu o ganhador de G2, Tights, por sua vez bem sucedido reprodutor na Nova Zelândia.

Inbreedings de American Tiz: Dr. Fager (4x5). Família: 16-h.

Ete Kaluanã

Imagem: Divulgação JCRS (Facebook)

Ete Kaluanã – Criação: Stud Itaara – Propriedade: Alberto Juarez Tiellet Miorim

Grande Prêmio Presidente da República (L) – 1.600m/areia – Produtos de 3 e mais anos – Cristal

Fêmea de maior destaque, no turfe gaúcho, nas últimas temporadas, Ete Kaluanã demonstrou toda a sua categoria ao derrotar os machos na “Milha do Bento”, em êxito clássico para a produção de Adriano (A. P. Indy e Gold Canyon, por Mr. Prospector), que trouxe ao Brasil um retrospecto 4 vitórias em 14 saídas, nos EUA, incluindo o Lane’s End Stakes (G2) e o Kent Breeders’ Cup Stakes (G3).

Servindo em Bagé/RS, o garanhão do Haras Santa Maria de Araras viu sua primeira geração nascer no ano de 2012. A ganhadora do GP Henrique Possolo (G1), Dolemite, e o vencedor do GP Cruzeiro do Sul (G1), Olympic Hanoi, figuram como os dois principais nomes de seu stud record, no qual se destacam, ainda, animais como Easiest Way (G2), Quick ‘n Easy (G2) e a própria Ete Kaluanã.

Além de Ete Kaluanã, sua mãe, Twice So Nice (Wild Event), produziu Fera do Manno, que, em 2020 venceu a Copa ABCPCC Regional (L), em Porto Alegre. Já a segunda mãe da corredora, Ovacionada (Stuka), gerou o múltiplo ganhador clássico, no Uruguai – onde foi, inclusive, Cavalo do Ano, em 2009 – Sing-A-Song, que se destacou, sobremaneira, em virtude da vitória obtida no GP Jose Pedro Ramírez (URU-G1). Além de Sing-A-Song, o stud record de Ovacionada aponta para o nome de By Gone, vencedora do GP Roger Guedon (G3).

Naraingang

Imagem: O Globo

Norte-americana, com apenas 1 saída produzida na Inglaterra, a terceira mãe de Ete Kaluanã, Grain Lady (Greinton), veio ao Brasil para servir como reprodutora no Haras Pirassununga. Destacou-se por ter dado à luz, dentre outros, Naraingang, ganhador do GP Presidente da República (G1), na Gávea, e do Yaqthan Stakes, em Kentucky Downs, nos Estados Unidos.

Quarta mãe de Ete Kaluanã, Countless Belvane (Ribot), obteve 2 vitórias, nos Estados Unidos, onde originou Dancers Countess, vencedora do Matchmaker Stakes (G1) e mãe de Paris Prince, por sua vez primeiro colocado no California Derby (G2). Dancers Countess é quarta mãe, ainda, de Floriot, primeira colocada no Premio Lydia Tesio (G1), na Itália.

Inbreedings de Ete Kaluanã: Mr. Prospector (3x5). Rasmussen Factor em Three of Knowledge (5x4). Família: 5-i.

Golden Pacific

Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP

Golden Pacific – Criação: Haras Anderson – Propriedade: Haras Sweet Carol

Clássico Primavera (L) – 1.600m/areia – Éguas de 3 e mais anos – Tarumã

Numa vitória plena de firmeza, reeditando o êxito obtido na mesma prova, em 2019, Golden Pacific anotou mais um clássico para Agnes Gold (Sunday Silence e Elizabeth Rose, por Northern Taste). Em campanha, no Japão, Agnes Gold foi à raia por 7 vezes, convertendo 4 delas em vitórias. As principais, obtidas no Fuji-TV Sho Spring Stakes (L) e no Kisaragi Sho (L).

Após 3 temporadas servindo, como garanhão, naquele país, Agnes Gold veio ao Brasil, em 2009. Conta com 499 produtos registrados no Stud Book Brasileiro, sendo 29 ganhadores clássicos e 9 deles de graduação máxima.

Irish lover

Imagem: Divulgação Haras Anderson

A mãe de Golden Pacific, Pacific Girl (Hard Spun), foi uma norte-americana, importada pelo Haras Anderson, que desenvolveu campanha no Brasil, onde obteve 6 vitórias – mais especificamente, no Hipódromo da Gávea. Trata-se de uma filha da excelente Irish Lover (Spend A Buck), líder feminina da geração 1998, em solo carioca. Ganhadora, aos 2 anos, do GP Francisco Vilella de Paula Machado (G2), ficou, aos 3, a apenas uma corrida de conquistar a tríplice coroa: venceu os GGPP Henrique Possolo (G1) e Marciano de Aguiar Moreira (G1), escoltando Emmy Slew no GP Diana (G1). A campanha rendeu-lhe o prêmio de Melhor Potranca de 3 Anos, na primeira edição do Troféu Mossoró.

Além de Irish Lover, Imunidade (Ghadeer), de 1 vitória, na Gávea, também produziu a clássica de G2 e G3, Vida-Noturna. Imunidade, por sua vez, é filha de Skyle (Aureole), uma britânica importada pela Fazenda Mondesir, ao final da década de 1970, que viria a revelar-se uma das matriarcas fundamentais da criação brasileira. A partir de Skyle e suas descendentes, o Brasil conheceu nada menos que 11 ganhadores de G1. Além de Irish Lover, Be Happy, Bike, Gulf Star, Famous Acteon, Faz de Conta, Double Dream, Hawk’s Eyes, Hielo, Le Garçon D’Or e Zalb.

Inbreedings de Golden Pacific: Northern Dancer (4x4). Família: 9-c.

Hector Gold

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Hector Gold – Criação e Propriedade: Haras Anderson

Clássico Delegações Turfísticas (L) – 2.100m/areia – Produtos de 3 e mais anos – Gávea

Tendo encontrado na areia a raia de sua maior predileção, Hector Gold foi mais um filho de Agnes Gold (vide acima) a brilhar, ao longo de 2020.

Sua mãe, Clara Baby (King’s Best), venceu 3 corridas, no Rio de Janeiro, incluindo o GP Luiz Fernando Cirne Lima (G3) e o Clássico Luiz Alves de Almeida (L), ambos aos 2 anos. Clara Baby veio ao Brasil no ventre de sua mãe, Widowhood (Eastern Echo), que nasceu nos Estados Unidos, cumpriu campanha no Brasil e teve passagem, como reprodutora, pela Argentina – onde foi padreada por King’s Best. Widowhood conquistou 4 primeiros lugares, incluindo o GP Gervásio Seabra (G2), conquistado contra os machos, na Gávea. Em Cidade Jardim, entrou quarto para Unkind no GP Presidente da República (G1). Já havia produzido, antes de Clara Baby, a Perseverante, ganhadora de listed e mãe da clássica de G2, Dear Dubai.

Lady Be Good

Imagem: Pinterest.com

A terceira mãe de Hector Gold, Naughtiness (Cox’s Ridge) não correu e descende de Impish (Majestic Prince), uma crioula de Ogden Phipps, com 1 vitória em 1 saída, nos EUA, e que possui ramificações muito bem sucedidas, no Brasil. Em animais da criação Araras, figura como quarta mãe de Onward Royal (ganhador de G2, produtor de G1 e avô materno de G1) e quinta de English Major (ganhador de G1 e reprodutor de primeira geração). Em linhagens do Haras Santa Rita da Serra, aparece como quinta mãe de Antonella Baby, Ventura Baby, Serelepe e Beausejour, que, respectivamente, venceram provas de G1, G2, G2 e G3. Também é a quina mãe do reprodutor Kentuckian, atualmente radicado em Tijucas do Sul/PR.

Quinta mãe de Hector Gold, Lady Be Good (Better Self) ocupa papel de destaque, nos registros da criação internacional, por se fazer presente ao pedigree de um extenso número de ganhadores clássicos. Matriarca ilustre é, por exemplo, quarta mãe do ganhador do Epsom Derby (G1), Motivator, que, na reprodução, gerou a bicampeã do Prix l’Arc de Triomphe (G1), Treve.

Inbreedings de Hector Gold: Northern Dancer (4x5). Família: 8-h.

por Victor Corrêa

Mais notícias

ABCPCC informa: orçamento da entidade para 2020

A Diretoria da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Corrida/Stud Book Brasileiro concluiu seu orçamento para o exercício 2020. Os números encontram-se disponíves na seção Normativas deste website (e também clicando aqui). Abaixo, mensagem do Vice-Presidente e Diretor Financeiro da ABCPCC, José Luiz Glaser. Nos últimos dois anos, a diretoria da ABCPCC trabalhou para recuperar a capacidade de investimento... [continua ]

No Derby Day de Gulfstream, Wind of Change vence allowance, de ponta a ponta

Brasileiro criado pelo Haras São José da Serra, pertencente a Some In Tieme Inc., obteve sua primeira vitória, nos Estados Unidos.

Maroñas: Sem escolher raia, Queen of Clubs vence grupo 3 na pista de grama

Filha do nacional Victory Is Ours, de criação do Haras Vale Verde e propriedade da Coudelaria FBL, venceu o Clásico Fomento (G3).