04 mar 2018 | 17:46:36

No sino, Olimpo conquista o GP Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I)

Filho do nacional Redattore fez brilhar a farda do Haras São José da Serra.


Olimpo (por fora) venceu na desclassificação de Arrocha

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Destinado a produtos de 3 anos, o Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I), em 2.000m na pista de grama (pesada), marcou, nesse domingo (4), a 2ª prova da tríplice coroa. Vitória de Olimpo, filho de Redattore e Op Colony (New Colony), de criação e propriedade do Haras São José da Serra.

Bold Retriever (Bold Start) e Luchese (Molengão) saíram com grande pressa dos boxes. Juan Manuel Fangio (Rock of Gibraltar) corria em terceiro, com Arrocha (Pounced) e Or Noir (Soldier of Fortune) completando o lote dos cinco primeiros.

Marcelo Gonçalves mantinha Olimpo pelos paus, em sexto.

Ao final da reta oposta, Luchese seguia mandando e desmandando no páreo. Dos demais, Bom Gosto (Agnes Gold), ao passar para quarto, era quem chamava atenção.

Logo nos primeiros lances da reta final, Bold Retriever avançou com sucesso sobre Luchese. Não demorou, porém, para que Arrocha e Olimpo despontassem em fortes arremates, mais por fora. Ao tomar a primeira posição, a 400 metros do disco, Arrocha lançou-se em direção à cerca interna, cortando a frente de Olimpo. A ocorrência resultaria na desclassificação de Arrocha, minutos após a realização da prova.

Até o espelho, em que pese os insistentes avanços de Olimpo, Arrocha resistiu na primeira colocação, vencendo por ¼ de corpo. Com o soar do sino de reclamação e análise dos comissários, conforme antecipado, Arrocha restou desclassificado em favor de Olimpo.

Orange Box (Wild Event, 1 e ½), numa longa atropelada, finalizou em terceiro. Completaram o marcador Noite Grande (Soldier of Fortune, 2 e ½) e Fortune Danz (Soldier of Fortune, 2 e ¾).

Depois: Fantastic Boy, Quarteto de Cordas, Or Noir, Olympic Hanoi, Juan Manuel Fangio, Highlander Again, Bom Gosto, Bold Retriever, El Zorro e Luchese.

Treinado por Dulcino Guignoni, Olimpo conquistou a terceira vitória (primeira clássica) em 10 saídas. Tempo de 2:01.97.

O pai do ganhador, Redattore (Roi Normand), foi criado pelo Haras Santa Ana do Rio Grande e defendeu a farda do Stud Grenoble. Milheiro de exceção, conquistou o GP Presidente da República (gr.I), na Gávea, em 1999, antes de migrar para os Estados Unidos. Lá, tornou-se múltiplo ganhador de G1, tendo corrido e vencido – inclusive prova de graduação máxima – até os 8 anos. Repatriado, revelou-se um dos destaques dentre os reprodutores nacionais da última década, revelando inúmeros ganhadores clássicos. Redattore restou reconhecido como melhor reprodutor nacional por 7 vezes no Troféu Mossoró.

Mais notícias

Criação: mãe de 5 ganhadores de G1, Hasili morre na Irlanda

Uma das melhores reprodutoras PSI, de todos os tempos, filha de Kahyasi faleceu hoje, aos 27 anos.

Em final de emoção, Easiest Way supera Grand Amiga

Corredora do Haras Santa Maria de Araras venceu, pela segunda vez, o GP Henrique de Toledo Lara (gr.II).

Na Prova Especial Raphael de Barros Filho, um passeio de Boy Gift

Potro do Haras Rio Iguassu é filho do nacional Wenzel Blade.