24 fev 2017 | 17:48:38

No Rio de Janeiro, hora e vez das tríplices coroas

Um fim de semana de muita emoção promete se desenrolar nas pistas do Rio de Janeiro. Com chamativas programações, o Jockey Club Brasileiro dará início às suas tríplices coroas, e assim, alguns dos melhores animais em atividade no turfe brasileiro darão o ar de sua graça na raia carioca.


Ganhador de G1 e "Champion 2yo", English Major retorna para a tríplice coroa
Imagem: Gérson Martins

Destinado a potrancas de 3 anos, o Grande Prêmio Henrique Possolo (gr.I), em 1.600m na pista de grama, teve 7 das suas últimas 10 ganhadores sendo crioulas do Haras Santa Maria de Araras. E para defender a hegemonia do estabelecimento criatório no páreo, a vencedora da prova teste, Et La Vie Continue (Put It Back) e sua companheira de farda, Electora (Wild Event) - que por sua vez conta com a preferência de Valdinei Gil - compõem parelha fortíssima. O mesmo pode ser falado da parelha do Haras Doce Vale, composta por duas filhas do nacional - e precocemente desparecido - Fluke: No Regrets e No No Caroline, sendo a primeira ganhadora graduada na areia e a outra a segunda colocada no "trial", após um percurso algo acidentado.

Kings Gate, Kobe Beef Good, Holy Byblos, Etapa Vencida, Friendly's, Expense Account, Kanton, Envoi De Fleurs, Pista Olímpica, Estella Rossa, Vega Sicília, Étoile Des Étoiles, Isla de Flores e Domenica são as demais inscritas.

No páreo correspondente destinado aos machos, o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (gr.I), para produtos de 3 anos - também em 1.600m na grama - marca o aguardado reaparecimento do líder, e "Champion 2yo", English Major (por Put It Back, de Black Opal Stud). Sem correr desde a sua vitória no GP Jockey Club Brasileiro (gr.I), em junho do ano passado, o castanho volta bem movimentado e na promessa de uma grande corrida. 

A exemplo de English Major um ganhador de G1, El Shaklan (por Roderic O'Connor, do Haras Sweet Carol) tentará driblar o mau balizamento para conquistar nova vitória. Já Edotto (por Wild Event, do Haras Regina) segue credenciado por uma firme vitória na corrida preparatória, na qual viera a confirmar seus dotes sempre comentados de potro "diferenciado". Partindo pronto de São Paulo, o invicto Up Money (por Skypilot, do Haras Free Way) é outro corredor de altos recursos e que recomenda atenção.

Também alinharão para o bonito embate New In Town, Enter The Best, Purebred, Devil Cat, Impeachment, Empavado, Guaruman, Gargalo's Hills, Voador Magee, Kaiser Toya, D'Artagnan, Enólogo, King David e Em Cima do Laço. 

Na mesma jornada, produtos de 3 e mais anos correrão o Clássico Luiz Rigoni (L), em 1.500m na grama. Silver Prize, Meu Chuck, Cornelio, Paint Naif, Fidedigno (ARG), Desejado Brocador e Datspeaker são os postulantes à vitória. Já na Prova Especial African Boy, em 1.000m na raia de grama, aparecem anotados Comandante Dodge, Golden Crown, Canadian Dodge, Double Talk, Pianella e Consul American.

Um dia antes, porém, serão duas provas especiais as principais atrações no palco carioca. Na Prova Especial Falcon Jet, em 2.000m na raia de grama, competirão produtos de 3 e mais anos. Don Juan, Céu de Brigadeiro, Chicão, Little Manduro, Reitor, Hit Hard, Harak, Diligente e Un Pingo são os concorrentes ao primeiro posto. Já na Prova Especial Virginie, em 2.000m na grama, potrancas de 3 anos buscam sua melhor forma para o GP Diana (gr.I) de março. Além da provável favorita Escaramuza (por Wild Event, do Haras Santa Maria de Araras) também darão corpo ao lote Team Work, Ninny Baby, Naughty Maria, Knowing, Karemina, Querida Niquita, Olympic Georgia, Kola, Keynote, Hot Acteon, Farfetech, Vai Na Minha e Easiest Way.

Já em Cidade Jardim, as principais atrações versam sobre arenáticos e também dizem respeito à nova geração, no domingo. Prova bastante tradicional, o Grande Prêmio Piratininga (gr.III), em 2.000m na areia, para produtos de 3 e mais anos, marca uma tentativa de subida na distância do norte-americano Tudo Perfeito (por Pleasantly Perfect, do Haras San Francesco), de campanha requintada em pista de areia - mas construída, até aqui, em percursos iguais, ou inferiores, à milha. Mizuki, Xabu, Aninha, Golpe Baixo e Cowboy Purse são os adversários do provável favorito.

Reservado a potrancas de 2 anos, o Clássico Pres. Luiz Alves de Almeida (L), em 1.000m na grama, começará a desenhar a liderança feminina local. Além das já ganhadoras Cléo do Jaguarete (por Adriano, do Stud Jaguarete) e Grécia Central (por Crafty C. T., do Haras Cifra), também se farão presentes à competição Lollita, Prima Classe, Presidência, Reluz Fortuna e Get It. Já entre os "meninos", o Clássico Pres. Herculano de Freitas (L), também em 1.000m na grama, reunirá Gladiator Basco, Peter-Piloto, Knight of Glory, Olhar Secreto e Galbas. 

Mais notícias

Os 35 anos da Copa dos Criadores

Festival destinado ao congraçamento dos turfistas brasileiros, e ao fomento do cavalo PSI criado no país, a Copa dos Criadores atravessa gerações rumo à sua quarta década de existência.

Mutlu San prevalece em São Paulo

Égua do Stud DVC venceu a Prova Especial Almirante Barroso.

Maroñas: Lucca Love e Tupungato garantem vitórias clássicas para a criação brasileira

Animais criados no Brasil levaram de vencidos embates importantes, da jornada de domingo (3), no Uruguai.