25 mar 2026 | 21:29:22

Maroñas: brasileiros em festa, com Truco E Flor e Tá-Valente

Representantes da criação nacional conquistaram os black types do final de semana, em Montevidéu.


Truco E Flor venceu aos esbarros.

Imagem: Helen Bentancor/Ovacion Digital

No domingo (22), duas provas da chamada clássica de Maroñas foram realizadas, em Montevidéu. Em ambas, vitórias de animais brasileiros.

Vinda de formar a dupla no Gran Premio Ciudad de Montevideo (G1), Truco E Flor, 3 anos, filha de Verrazano e Society Girl (Agnes Gold), de criação do Haras Di Cellius e propriedade do Stud Los Trico, confirmou seu amplo favortismo no Clásico Diana (G3), em 1.600m na raia de areia, para éguas de 3 e mais anos.

Conduzida por Carlos Lavor, Truco E Flor tomou a ponta na entrada da reta final e, não dando qualquer chance às adversárias, alcançou o disco 6 corpos à frente de Gata de Verano, a segunda colocada.

As também brasileiras Albion (por Alpha, de criação do Stud Quintella), Namaste India (por Drosselmeyer, de criação do Stud La Madrina) e La Belle Julia (por Alpha, de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Haras Old Friends) completaram, nessa ordem, o placar da prova.

Truco E Flor é treinada por Ricardo Colombo e obteve sua 4ª vitória (a 3ª clássica) em 6 saídas. Tempo de 1:36.23.

Ta-Valente, 5 anos, filho do nacional Gibraltar Point e Ta-Maluca (Linngari), de criação do Haras San Francesco e propriedade do Haras Taquary, impôs sua categoria no Clásico Chile (L), em 1.200m na raia de grama, para animais de 3 e mais anos.

Mesmo encarando redução de distância (suas últimas 3 corridas deram-se na milha), Ta-Valente impôs seu forte arremate, no tiro direto. Sob condução de José da Silva, o brasileiro alcançou a ponteira Grandinata, nos últimos lances da prova, derrotando-a por 3/4 de corpo. O também brasileiro Fígaro (por Hat Trick, do Haras Old Friends) foi o terceiro colocado.

Treinado por Bruno Firmino, Ta-Valente passa a somar 10 primeiros lugares em 26 corridas. Relógios parados na marca de 1:09.38.

Mais notícias

Nosso Sentimento confirma favoritismo em São Paulo

Defensor do Stud J.C.R. conquistou o Clássico Secretário de Estado da Agricultura (L).

Premeditado foi o melhor no Clássico Imprensa – Jornal do Turfe (L)

Potro do Stud Guizé conquistou batismo clássico.

Fantástica: On The End deixa os machos para trás no “Presidente da República”

Encerrando um ano hípico exuberante do Haras Belmont, corredora conquistou sua primeira vitória de G1 no páreo patrocinado pelo Haras Legacy.