06 ago 2022 | 13:21:13

Margarida Polak Lara e a Taça de Prata de Potrancas

Com a invicta Little Beauty em pista, fêmeas disputarão prova de G1 que homenageia a primeira dama do turfe brasileiro.


Margarida Polak Lara recebe, juntamente de Albênzio Barroso, o troféu pela vitória de Off The Way no GP Brasil.

Imagem: Arquivo JCSP

Um dos momentos mais aguardados da Copa dos Criadores, o Grande Prêmio Margarida Polak Lara (G1) marca a disputa da Taça de Prata de Potrancas. A cada edição do páreo, uma nova oportunidade de revisitar a história da primeira dama do turfe brasileiro.

Russa, nascida na primeira década do século XXI, Margarida veio ao Brasil para fazer parte dar corpo a um dos nossos mais emblemáticos centros criatórios. Ao lado do marido, Henrique de Toledo Lara, Margarida fundou o Haras Faxina, nos anos 1940.

A farda negra e dourada serviu de vestimenta aos jóqueis de corredores inesquecíveis. Tarefa ingrata, inclusive, ater-se a apenas um deles. Narvik, Off The Way, Rabat: animais que marcaram época. Nas estantes do Haras Faxina, passaram a ser enfileirados, então, troféus de todas as nossas principais provas, tanto do calendário paulista, quanto no Rio de Janeiro.

Margarida faleceu aos 107 anos de idade, em 2013. Desde o ano 2000, a Taça de Prata reservada às potrancas, no festival da Copa dos Criadores, leva seu nome.

Dos 1.000 aos 1.600 metros, nas raias leve, macia e pesada, fato é que, até o momento, Little Beauty (por Drosselmeyer, de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Sweet Carol) fez-se imbatível. Mais uma vez, porém, a corredora tem a sua liderança posta em xeque.

De todas as inscritas, talvez quem mais tenha dado impressão de poder derrotar Little Beauty foi a ainda perdedora Bloody Mary (por Agnes Gold, da Fazenda Mondesir). Tendo saltado o Criterium de Potrancas na semana do GP Brasil, volta, diretamente, no G1 deste domingo. Nesse mesmo Criterium, Lah Lah Lah (por Emcee, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Happy Again) cumpriu boa atuação, finalizando em terceiro. People Ask (por Hat Trick, do Haras Figueira do Lago) confirmou seu favoritismo na prova seletiva.

Lullaby, Tantantan, Rennes, Nibble, In-Uky, Twist And Shout, Qumprida Meleca, Luminosidad e Quixodó são as demais postulantes à glória, na Taça de Prata.

O Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1) será disputado no 6º páreo do próximo domingo, na Gávea, e está marcado para as 17h12.

A COPA DOS CRIADORES ESPERA POR VOCÊ!

Mais notícias

No choque dos potros, The Last Emperor levanta o GP Jockey Club Brasileiro (G1) - Haras Santa Rita da Serra

Potro do Haras Princesa do Sul conquistou vitória irretocável.

EUA: Touriga e Ghoul rendem bem em stakes

Crioula do Mondesir foi a terceira no La Prevoyante Stakes (gr.III) e velocista, criado pelo Araras, foi o quinto (após desclassificação, do segundo posto) no Clocker’s Corner Stakes.

Para toda a emoção do GP Brasil (G1) - Pixbet, um emocionante Obataye

Defensor do Haras Rio Iguassu consagrou sua campanha, com vitória obtida na prova máxima do Jockey Club Brasileiro.