02 maio 2021 | 13:23:21

Halston vence G3 e faz história em Hong Kong

Brasileiro criado pelo Haras Cifra, ao vencer a Queen Mother Memorial Cup (G3), tornou-se o primeiro sul-americano, na história, a vencer prova de graduação internacional, em Hong Kong.

Halston tornou-se o primeiro sul-americano ganhador de prova internacionalmente graduada, em Hong Kong

Imagem: Divulgação Hong Kong Jockey Club

O domingo (2) amanheceu revestido de importância e comemoração, para a criação brasileira – e sul-americana. Em Sha Tin, Halston (no exterior, rebatizado de Butterfield), 5 anos, filho de Setembro Chove e Londrinita (Fahim), de criação do Haras Cifra e propriedade de Yue Yun Hing, tornou-se o primeiro animal, oriundo da América do Sul, a vencer uma prova de graduação internacional, em Hong Kong, ao levantar a Queen Mother Memorial Cup (G3), em 2.400m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com HK$ 3,5 milhões (R$ 2,4 milhões) de dotação.

Mesmo apanhando excelente partida e assumindo, provisoriamente, a ponta, Halston foi recolhido, por Matthew Poon, passando a correr em quarto. No tiro direto, foi lançado por dentro do badalado irlandês Russian Emperor, um Galileo “ex-Coolmore”, ganhador de G3 em Ascot e vindo de formar a dupla no Hong Kong Derby. Rapidamente desvencilhou-se do europeu, passando a atacar os ponteiros.

Em carga insistente, Halston alcançou o disco uma cabeça sobre o também irlandês Charity Fun. Reliable Team, agarrado à dupla, foi o terceiro. O chileno Look Pen (em Hong Kong, chamado Panfield), múltiplo ganhador de G1 no país natal e terceiro colocado no Hong Kong Derby, foi o quinto.

Treinado por C. S. Shum, Halston passa a somar 7 primeiros lugares em 27 corridas. Vencedor dos Grandes Prêmios Derby Paulista (G1) e Ipiranga (G1), no Brasil, Halston somou sua 3ª vitória (sendo a 1a clássica), em Hong Kong, onde seus prêmios alcançam a expressiva cifra de R$ 4,5 milhões.

Tempo de 2:28.14.

Mais notícias

Euquemando manda e desmanda no GP São Paulo Black Opal 2018

Defensor do Haras Chello surpreendeu os mais visados na prova máxima do turfe paulista.

Ler na íntegra

Comandante Dodge vence mais uma na Gávea

Velocista da Coudelaria Família Monteiro venceu a Prova Especial Eulógio Morgado – Taça Profissionais do Turfe.

Ler na íntegra

Moon Glow, a melhor na Prova Especial Off The Way – Cedro Mineração

Filha de Major Storm pertence ao Stud Forza 3.

Ler na íntegra