05 jan 2023 | 19:55:27

GP José Pedro Ramirez: brasileiros buscam a décima taça da criação nacional

Seis representantes da criação nacional irão à raia na versão 2023 da prova máxima do turfe uruguaio.


Principal atração da jornada do Dia de Reis, desta sexta-feira (6), em Maroñas, o Gran Premio José Pedro Ramirez (G1), em 2.400m na areia marcará, mais uma vez, a maior disputa do turfe uruguaio. A corrida, aberta à participação de animais de 3 anos e mais idade, figura como o 16º páreo da frondosa programação, composta por 17 corridas.

Dos dezesseis inscritos, seis são representantes da criação brasileira. Esse grupo de corredores, aliás, corre pela décima vitória verde e amarela no histórico da competição. A

Join Battle, que venceu a corrida preparatória, é um dos 6 animais prontos para renderem o décimo êxito brasileiro do "Ramirez" à criação brasileira. 

Imagem: Divulgação H.R.U.

primeira dessas conquistas deu-se em 1982, com o fantástico Duplex, que rodou a América do Sul enfileirando os principais páreos do continente. A nona, e mais recente, em 2019, com First Thing.

Vindos de vencerem, respectivamente, os Grandes Prêmios Bento Gonçalves (G2) e Paraná (G3), El Cosechero (de Fabiane de Mattos) e Kopenhagen (do Haras Springfield) pegaram a estrada para tentarem a primeira vitória de grupo 1 às suas já chamativas campanhas. Mapa Mundi (Haras Figueira do Lago/Stud Xeque Mate) possui histórico vitorioso, no Uruguai, inclusive nas mesmas pista e distância da prova, revelando-se como outro potente competidor – a exemplo do vencedor da corrida preparatória (que só faz evoluir) Join Battle (Haras Santa Maria de Araras/Stud Vincere). Nathan (Haras La Madrina) e Don Musa (Ulisses Lignon Carneiro/Stud Crespi) completam o sexteto nacional.

No caminho dos corredores brasileiros, estará, dentre outros, o argentino Prelude Rye, que tentará o bicampeonato do páreo – tendo sido ele o último dos seus vencedores, em 2022.

Quentin Tarantino, Quixote, Roundofapplause, Residerado, Topo do Sul, El Mano Bianca, El Curato, Her Majesty e Valor Futuro são os demais inscritos.

A reunião máxima de Maroñas contará, ainda, com as disputas de outras 3 provas clássicas: os Gran Premios Ciudad de Montevideo (G1, 2.000m/areia, éguas de 3 e mais anos), Maroñas (G3, 1.000m/areia, produtos de 3 e mais anos) e Pedro Piñeyrúa (G3, 1.600m/areia, produtos de 3 e mais anos).

Clique aqui para acessar o programa com retrospecto.

 

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (57ª edição)

João Moreira voltou a brilhar nas corridas do Japão. Imagem: Porfírio Menezes (Arquivo) JAPÃO JOÃO MOREIRA: Nosso "Magic Man" segue brilhando em todos os locais nos quais atua. Na sua recente passagem pelo Japão, Moreira deu mais algumas demonstrações de todo o seu talento. Atuando no hipódromo de Sapporo, o brasileiro foi para a foto com A Shin Email, no dia 26, e com... [continua ]

Ligeira e resistente, Onça do Iguassu vence a Prova Especial Jorge Wallace Simonsen

Velocista do Haras Rio Iguassu segue invicta no “retão” de Cidade Jardim.

O Príncipe de Nova York: Tiz The Law esbanja superioridade no Traver’s Stakes (G1)

De Belmont a Saratoga, filho de Constitution segue imbatível na costa leste. Gamine arranhou recorde no Test Stakes (G1).