19 nov 2019 | 19:49:21

França: Truco, filho de Tropa de Elite, vence a primeira em Chantilly

Potro de 3 anos é de criação e propriedade de Arthur Mendes Teixeira.


Truco bateu o alemão Sa Sal por 3/4 de corpo.

Imagem: ZeTurf.fr

Na última semana, em Chantilly, o 3 anos Truco, de criação e propriedade de Arthur Mendes Teixeira, obteve a primeira vitória de sua campanha. Trata-se de um filho do australiano Sepoy na norte-americana – de campanha desenvolvida no Brasil – Tropa de Elite (Street Cry).

Treinado por E & G Leenders e conduzido por Benjamin Hubert, Truco derrotou o alemão Sa Sal por ¾ de corpo, ao final dos 1.900m na pista sintética (all-weather track). A eliminatória, destinada a produtos de 3 anos, distribuiu € 25 mil em prêmios.

A mãe de Truco, Tropa de Elite, nasceu na base norte-americana da Darley, no Kentucky. Importada ainda inédita para o Brasil, atuou por 8 vezes em Cidade Jardim, vencendo em duas delas, incluindo o Grande Prêmio José Paulino Nogueira (gr.III). Restou enviada à França, ainda em treinamento, onde, contudo, não chegou a competir. Na reprodução, antes de Truco, produziu outros dois elementos: o francês Trancoso, um Rock of Gibraltar nascido em 2013, que venceu duas corridas em 5 saídas, e a britânica Tatwan, filha de Leroidesanimaux, nascida em 2015, sem campanha.

Tropa de Elite, por sua vez, descende da brasileira Cincinnatti (Midnight Tiger), que, nos anos 1990, venceu o Grande Prêmio Thomaz Teixeira de Assumpção Junior (gr.III), em São Paulo. Além de Tropa de Elite, outros dois elementos merecem friso na produção de Cincinnatti. La Concagne (Monarchos), que produziu o ganhador do GP Linneo de Paula Machado (gr.III), Taittinger (Yagli), e Kelang (Deputy Commander), mãe da recente vencedora do GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (gr.I), Midsummer Rain (Setembro Chove).

Mais notícias

Mais de meio milhão em prêmios: Copa tem a maior bolsa de potros da América do Sul

Corrida que será disputada, pela segunda vez, no próximo domingo, a Copa Precocidade e Velocidade ABCPCC distribuirá mais de R$ 510 mil em prêmios, firmando-se como a segunda maior dotação do país – e a maior, em se tratando de um páreo de potros, na América do Sul.

Jadir impõe suas qualidades para vencer G3 na Gávea

O corredor do Stud Eternamente Rio agora é um dos líderes de sua geração no Rio de Janeiro

Cristal: Emix Wild reaparece com vitória

Desejada Naka também brilhou em Porto Alegre.