Força rara - e absoluta - no "Ramírez", Obstacle corre em busca da consagração
Favorito como poucos o foram, em toda a história da maior prova do turfe uruguaio, corredor brasileiro do Stud Duplo Ouro vai à raia em busca de seu maior troféu, nesta terça-feira (6).
Obstacle encarará 9 adversários, na condição de absoluto favorito à conquista do "Ramírez".
Imagem: Helen Bentancor/Ovación Digital
Se, há um ano, o Stud Duplo Ouro aparecia representado no campo do Gran Premio José Pedro Ramírez (G1), pelo então bem cotado No Bien Ni Mal, a coudelaria de Ricado Felizzola não apenas cumpre a façanha de retornar ao palco da maior prova uruguaia, com uma inscrição, pelo segundo ano consecutivo: nesta terça-feira (6), a defesa de sua farda ficará a cargo de um dos maiores favoritos de todo o histórico da centenária disputa.
Reaparecimento em recorde, vitória por 17 corpos no Derby. Por mais de uma vez Obstacle (por Hofburg, de criação do Haras Santa Maria de Araras) provou-se enquanto um dos mais impactantes elementos do turfe sul-americano, no ano de 2025. Agora, no "Ramírez", o alazão inscrito por Diego Cortazzo (supervisionado por Ivo Valter Pereira) tende a praticar seu último voo pelos 2.400 metros da raia de areia de Maroñas - e, consagrando sua campanha, despedir-se do continente.
Largando da baliza 1, Obstacle será conduzido por Everton Rodrigues, que, no posto de um dos jóqueis brasileiros há mais tempo, em atividade, no turfe uruguaio, tem sua chance de ouro de vencer a maior prova local. Em se tratando de um animal já acostumado a correr entre os ponteiros, diminuem as chances de prejuízos, ao longo do percurso - e se potencializam, na mesma escala, as possibilidades de vitória do alazão de 3 anos - que, em 3 saídas, nas pistas de Maroñas, obteve 3 primeiros lugares.
Da mesma maneira, porém, como uma força de tamanho e raro destaque, sobretudo num páreo de tal magnitude, é algo fácil de se identificar, no mundo turfe, também o é o fato, incontroverso e de reiterada de repetição, de que a própria história do esporte é construída à base de grandes surpresas e fracassos inesperados. Embalados por esse mantra, outros 9 animais adentrarão à pista, no momento da décima oitava corrida do dia, em Montevidéu, para tentarem, por qualquer ângulo em que haja possibilidade de fazê-lo, derrotar Obstacle. O também brasileiro - e, igualmente, crioulo Araras - Native Extreme (Emcee) é o principal candidato a essa hercúlea tarefa. Apesar de ter corrido um bocado aquém do esperado, na prova preparatória, o pilotado de João Moreira é detentor de vitórias expressivas, nas mesmas pista e distância do embate de amanhã. Segundo colocado nesse mesmo páreo, em 2025, Universal Horse (por Universal Law, de criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Regina Quintella), agora mais aguerrido (correu apenas mais duas vezes, depois da mencionada excelente exibição), também reúne condições de produzir atuação de realce.
No Gran Premio Ciudad de Montevideo (G1), em 2.000m na raia de areia, para éguas de 3 e mais anos, La Belle Julia (por Alpha, de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Haras Old Friends) surge como a brasileira mais cotada a fazer frente à badalada argentina Martana, que traz, de seu país natal, retrospecto luxuoso, regado a corridas de alto padrão, na raia de areia. Na milha do Gran Premio Pedro Piñeyrúa (G3), em que Si Señor desponta com seríssimo candidato ao bicampeonato da competição, a criação brasileira será representada, dentre outros, pelo invicto Herr Kitten (por Camelot Kitten, de criação do Haras São Luiz), que, pela primeira vez em meio aos mais velhos, persegue a condição de animal imbatível. Por fim, no Gran Premio Maroñas (G3), que dedicará holofotes aos sprinters do festival (correrão na distância dos 1.000 metros, na areia), o cada vez melhor Oliver (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras) tende a ser o brasileiro mais apostado, no campo composto por 18 animais.
A super jornada uruguaia terá início ao meio-dia. Haverá transmissão, ao vivo, pelo YouTube, no canal oficial de Maroñas (CLIQUE AQUI).


