16 out 2019 | 17:46:53

Estados Unidos: Joy Valley completa seu 30º aniversário

Matriz brasileira, criada pelo Haras Santa Ana do Rio Grande, consagrou-se como mãe de Riboletta e Super Power.


Joy Valley: aniversário celebrado no Kentucky.

Imagem: Taylor Made Farm (Instagram)

Na segunda-feira, uma publicação na conta da Taylor Made Farm, no Instagram, chamou a atenção dos turfistas brasileiros. Nela, se destacava o trigésimo aniversário da matriz brasileira Joy Valley, que, pertencente a Aaron & Marie Jones, tem residência na aludida fazenda sediada no Kentucky.

Criada pelo Haras Santa Ana do Rio Grande, Joy Valley nasceu em 1989. Atuou por 7 ocasiões, na Gávea, vencendo em 2 delas. Seu principal êxito ocorreu no Clássico Carlos e Manoel Mendes Campos (L). Na reprodução, deu à luz, em 1995, Riboletta. Esta, por sua vez, venceu o GP Diana (gr.I), em Cidade Jardim, e depois, enviada para os Estados Unidos, tornou-se múltipla ganhadora de G1. Dona de mais de US$ 1,5 milhão em prêmios, Riboletta entrou para a história como o primeiro PSI brasileiro agraciado com um Eclipse Award – o de Melhor Égua Adulta, no ano 2000.

Produto seguinte a Riboletta, Super Power nasceu em 1996 e fez de Joy Valley, em definitivo, uma das melhores reprodutoras do turfe brasileiro, em todos os tempos. A exemplo de Riboletta, filho de Roi Normand, criado pelo Haras Santa Ana do Rio Grande, Super Power conquistou a tríplice coroa do Rio de Janeiro, no ano 2000.

Exportada para os Estados Unidos no mesmo ano em que Super Power protagonizou o importante feito, Joy Valley deixou 8 produtos, em solo norte-americano, antes de ser aposentada, em 2013, aos 24 anos. De sua produção naquele país, destaca-se Forest Attack, um Forestry, vencedor do Dust Commander Stakes.

Joy Valley descende de Ghadeer e Belle Valley, por Mogambo. Belle Valley, por sua vez, figurou como outra icônica égua da criação Santa Ana do Rio Grande, tendo vencido o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (gr.I) e a versão paulista do GP OSAF (gr.I).

Mais notícias

D'Asti confirma favoritismo e segue sem conhecer derrota

Defensor de José Vecchio Filho prevaleceu no Clássico Paulo Rosa Waihrich.

Rasgado de Birigui reaparece em alto estilo e levanta prova especial

Alazão do Stud Birigui derrotou Zap Zap na Prova Especial Voluntários de 1932.

Moro do Kentucky supera Olympic Linkedin em nova oportunidade

Defensor do Stud San Antony confirmou seu favoritismo no Clássico Claudio Luiz Sperb.