04 jul 2019 | 11:01:55

Estado do Rio Grande do Sul solicita declaração de zona livre de mormo

Assunto foi abordado em reunião da Câmara Setorial de EquÍdeos/RS.


Na quarta-feira (3), em reunião da Câmara Setorial de Equídeos, realizada na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi abordada a solicitação de declaração de zona livre de mormo feita, pelo Estado do Rio Grande do Sul ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Conforme publicado por Elaine Pinto, no website oficial da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, o Estado é o primeiro do país a formalizar tal solicitação ao MAPA. Para que uma determinada área seja declarada livre do mormo, é necessário atender ao processo estabelecido pela Instrução Normativa nº 06/2018, do MAPA. Tal norma, no entanto, é bastante complexa e burocrática, exigindo, portanto, alto nível de engajamento e organização por parte daqueles que pretendem render a uma região o reconhecimento de área livre de mormo.

Dentre os requisitos exigidos pela Instrução Normativa, há a elaboração de um inquérito contendo dados e amostras referentes à população equídea da região – a fim de atestar sua sanidade e demonstrar efetividade dos mecanismos de controle – bem como é exigido que se atinja o período de 3 anos sem a identificação de focos de mormo no local.

O último caso de mormo, no estado do Rio Grande do Sul, foi verificado em julho de 2017. A exemplo do que ocorre com outros centros criatórios, no Brasil, jamais houve diagnóstico da doença em equinos da raça Puro Sangue Inglês.  

Aqui, a matéria na íntegra.

Mais notícias

Entre os machos, Full do Jaguarete conquista batismo clássico

Filho do nacional Alcorano levantou o Grande Prêmio Doutor Enio Buffolo (G3).

Laurent desbanca os mais velhos na Prova Especial Roi Normand

Alazão do Haras Figueira do Lago permanece invicto na raia de areia.

Em final de emoção, melhor para Nível Alto

Filho e neto, respectivamente, dos nacionais Que Fenômeno e Acteon Man, defensor de Adolpho Smith de Vasconcellos venceu o Clássico Ricardo Lara Vidigal (L).