05 out 2025 | 20:09:38

Daryz bate Minnie Hauk e vence mais um "Arco" para a farda de Aga Khan

Prova máxima do turfe francês foi disputada neste domingo (5).


Daryz superou Minnie Hauk, em final de emoção.

Imagem: Dan Abrahan/Past The Wire

As atenções do turfe mundial estiveram voltadas, neste domingo (5), para a realização de mais um Prix l'Arc de Triomphe (G1), em 2.400m na raia de grama (pesada), para produtos de 3 e mais anos, com dotação de € 5 milhões. Na sétima vitória da dinastia Aga Khan no páreo (a primeira da atual geração, após o falecimento de Aga Khan IV), brilhou Daryz, 3 anos, filho do também ganhador do "Arco" Sea The Stars e Daryakana (Selkirk), criado na seção francesa do Aga Khan Stud.

Conduzido por Mickael Barzalona (obteve, no ato, sua primeira vitória na prova máxima do turfe francês), Daryz emplacou forte arremate, quando a favorita Minnie Hauk parecia ter a sorte da competição sob seu total controle. Em final de emoção, a dupla cruzou a arquibancada de Longchamp sob severa disputa, pelo primeiro posto. No disco, Daryz garantiu cabeça de vantagem sobre a potranca, que, por sua vez, "caiu em pé", noutra demonstração do porquê ser considerada a melhor "3 anos", de sua geração, na Europa.

Quarto colocado em 2024, Sosie desta feita terminou em terceiro. Giavelloto e Byzantine Dream deram números finais ao marcador.

Francis-Henri Graffard, outro a debutar na galeria de campeões do páreo, encilhou Daryz para a conquista de sua 5ª vitória em 7 corridas. Vitorioso, também, no Prix Eugene Adam (G2), Daryz completou a milha e meia no tempo de 2:29.17.

 

Mais notícias

Very Nice Moon aparece pré-inscrita em grupo II

"Melhor Potranca de 2 anos" no último Troféu Mossoró não corre desde junho do ano passado

GP Major Suckow – Haras Nijú (G1) – Oriana do Iguassu vem em busca do troféu que falta

Confira a série de reportagens especiais assinadas por Fernando Lopes, no website do Jockey Club Brasileiro, sobre as provas de G1 do festival do GP Brasil Pixbet 2023.

Com firmeza, Brave Caroline prevalece na Prova Especial Jacutinga

Defensora do Stud Hole In One obteve seu primeiro êxito fora da chamada comum