21 out 2020 | 20:16:32

Criação: Tiznow é aposentado aos 23 anos

Único bicampeão da Breeders’ Cup Classic deixará de cobrir, a partir de 2021.


Tiznow supera Giant's Causeway em Churchill Downs: embate histórico

Imagem: Trevor Jones/Blood Horse

Emblemático em pista e dono de bons resultados na reprodução, Tiznow teve encerrada sua carreira de garanhão. O reprodutor de 23 anos, alojado na WinStar Farm, no Kentucky, não mais cobrirá, a partir de 2021.

A informação foi divulgada por meio de nota oficial, da WinStar, que restou noticiada por Evan Hammonds, no website da Blood Horse.

Nascido em 1997, Tiznow (Cee’s Tizzy e Cee’s Song, por Seattle Song) competiu entre os 3 e 4 anos. No ano 2000, já havia vencido o Super Derby (G1) quando, numa chegada icônica, superou Giant’s Causeway na Breeders’ Cup Classic (G1).

Um ano depois, novamente em final de puro rigor, derrotou Sakhee, por focinho, na mesma prova, da qual se tornou o primeiro – e único, até aqui – bicampeão. Naquele dia, o sexto colocado foi ninguém mais, ninguém menos, que Galileo.

Tiznow encerrou campanha com 8 vitórias em 15 saídas – e mais de US$ 6,4 milhões em somas ganhas. Venceu 3 troféus do Eclipse Awards: Cavalo do Ano e Melhor Potro de 3 Anos, no ano 2000, e Melhor Cavalo Adulto, em 2001.

Tendo ingressado na reprodução, em 2002, Tiznow conta, até aqui, com 14 elementos vencedores de graduação máxima. Dentre eles figuram Colonel John, Tourist e Tizway, que fazem de Tiznow um “pai de pais”. No Brasil, seu transmissor é o tordilho Kentuckian, alojado em Tijucas do Sul/PR.

Por ora, há 37 netos maternos vencedores de stakes, de Tiznow. Tiz The Law (Constitution), vencedor do Belmont Stakes (G1) e segundo colocado no Kentucky Derby (G1) de 2020, é um deles.

Mais notícias

Em vitória histórica de Fligthline, Royal Ship obtém terceiro no “Pacific Classic”

Prova de G1 foi disputada no sábado, em Del Mar.

França: Recoletos soma nova vitória em G1

Livre de Alpha Centauri, filho de Whipper prevaleceu no Prix Du Moulin Du Longchamp (gr.I).

Nota de falecimento: Armando Hofmeister

Armando Hofmeister Imagem: Marcos Rizzon/Jornal do Turfe Na segunda-feira (30), faleceu Armando Hofmeister. Criador e proprietário, também se dedicou aos trabalhos de diferentes gestões ligadas à administração do turfe gaúcho e nacional. Titular do Haras Claudia, Armando presidiu, no Jockey Club do Rio Grande do Sul (que o homenageia mediante a disputa da 1ª prova da tríplice coroa juvenil de potrancas),... [continua ]