Criação: preciosidade de Aga Khan, Dalakhani morre aos 21 anos
Animal de exceção, dentro e fora das pistas, tordilho irlandês foi um dos melhores nomes do Século XXI.
Dalakhani: 8 vitórias em 9 saídas
Imagem: Aga Khan Studs
Múltiplo ganhador de G1, bem como pai e avô materno de destacados elementos, o tordilho Dalakhani faleceu, aos 21 anos, na França. Animal de exceção, dentro e fora das pistas, foi um dos principais nomes da criação Aga Khan, no Século XXI.
Nascido no ano 2000, o filho de Darshaan e Daltawa (Miswaki) veio ao mundo com as credenciais de irmão materno do excelente Daylami, que marcou o final da década de 1990 como um globetrotter de primeira grandeza, tendo vencido, nada menos, que 7 provas de G1, incluindo a Breeders’ Cup Turf (G1) e o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1).
Em pista, Dalakhani desenvolveu campanha que flertou com a perfeição: venceu 8 das suas 9 corridas. Aos 2 anos, conquistou o Criterium International (G1). Aos 3, emplacou o difícil double no Prix du Jockey Club (G1), o Derby Francês, e no Prix l’Arc de Triomphe (G1, replay abaixo). Seu único revés correspondeu a um segundo lugar para outro defensor de Aga Khan, Alamshar, no Irish Derby (G1).
Ao final de 2003, Dalakhani foi aclamado Cavalo do Ano, na Europa.
Na reprodução, Dalakhani sagrou-se garanhão de alta performance. Produziu 10 ganhadores de G1, incluindo Reliable Man (Derby Francês), Conduit (St. Leger Stakes), Duncan (Irish St. Leger Stakes) e Moonstone (Irish Oaks).
Como avô materno, Dalakhani consta no pedigree, dentre outros, de Pinatubo, brilhante corredor de 2 anos que, há pouco, passou a integrar o time de garanhões da Darley Europe.
Em 2016, Dalakhani teve encerrada sua carreira de garanhão. Desde então, desfrutava de sua aposentadoria.
Mais notícias
Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (37ª edição)
Edson Ferreira Filho venceu, em sua semana inaugural, no turfe da Malásia. Imagem: Selangor Turf Club MALÁSIA EDSON FERREIRA FILHO (E. Ferreira Filho): Em sua primeira semana de disputas na Malásia, o brasileiro já mostrou seu cartão de visitas e foi para o winner's circle pilotando Super Dragon, para o treinador A. B. Abdullah, no hipódromo de Selangor. Com outras boas... [continua ]


