27 jul 2019 | 20:00:27

Com requintes de emoção, Enable conquista o bi no “King George”

Super craque da Juddmonte Farms tornou-se o terceiro animal, na história, a vencer, por duas vezes, o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).


Enable superou Crystal Ocean após duelo emocionante.

Imagem: Racingfotos.com/TDN.com

Neste sábado (27), turfistas do mundo todo “pararam” para assistir a mais uma atuação de Enable. Voltando a fazer história, a corredora – após duelo emocionante com Crystal Ocean – tornou-se o terceiro animal (antes Dahlia, em 1973 e 1974, e Swain, em 1997 e 1998) a vencer, por duas vezes, o King George VI Queen Elizabeth Stakes (gr.I), em 2.400m na pista de grama, em Ascot, para produtos de 3 e mais anos, com £ 1,5 milhão de dotação.

Largando por fora de todos seus adversários, Frankie Dettori encontrou certa dificuldade para posicionar Enable – ao contrário do que costuma fazer – nas imediações dos primeiros postos. Teve, desta feita, de acionar no fundo do pelotão, enquanto Norway cumpria o papel de faixa para o time da Coolmore.

Na reta final, Enable aproximou-se rapidamente das primeiras colocações. À sua frente, porém, encontrava-se Crystal Ocean, que desenrolava vistoso arremate. A partir dos últimos 300 metros, a prova transformou-se num duelo emocionante, movimentado pela dupla. Crystal Ocean, após ser dominado, reagiu, por dentro, voltando a assumir a dianteira.

A 100 metros do disco e quando em desvantagem em relação ao oponente, Enable demonstrou porque é considerada, por muitos, o melhor PSI do mundo. Dotada da vontade de vencer que somente compete aos animais de exceção, Enable emplacou sua última estocada para cima de Crystal Ocean, dominando-lhe a poucos metros do disco. Crystal Ocean formou a dupla a pescoço, finalizando Waldgeist em terceiro.

Mantida em excelente estado por John Gosden, Enable obteve sua décima segunda vitória em 13 saídas. Aos 5 anos, a filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), criada na Grã-Bretanha pela Juddmonte Farms, que também detém sua propriedade, encontra-se na iminência de tentar um inédito tricampeonato no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I).

Tempo de 2:32.42.

 

Mais notícias

SP: Energia Imagine bate Zap Zap em final eletrizante

Na primeira prova do domingo máximo paulista, defensor do Stud Parente Sobral venceu a Prova Especial Clackson – Gravida.

Longines International Jockeys’ Championship: Leandro Henrique monta cinco nesta quarta-feira

Além das quatro montarias do torneio internacional, bridão brasileiro – que pilotará ao lado dos compatriotas João Moreira e Silvestre de Sousa – estará em ação na corrida de abertura, em Happy Valley. PMU/JCB transmitirá ao vivo.

Atualização: hipódromos adotam Tabela II unificada para a temporada 2019/2020

Tabela de pesos destinada a produtos de idades diferentes que eventualmente compitam na mesma prova será a mesma em Cidade Jardim, Gávea, Cristal e Tarumã.