28 ago 2024 | 21:57:30

Cem vezes G1, cem vezes Galileo

Desparecido em meados de 2021, maior reprodutor PSI do Século XXI alcançou, com a vitória de Content, no Yorkshire Oaks, seu 100º produto individual vencedor de G1.


Galileo: pai de 100 ganhadores de G1.

Imagem: Patrick McCann/Racing Post

Ainda que os resultados, quase perfeitos para Coolmore, Aidan O'Brien e Ryan Moore tenham estampado as manchetes sobre as corridas de York, na última semana, não passou despercebido um acontecimento, que, além de relevante, deu conta de demonstrar, em novo turno, todo o poderio do melhor reprodutor PSI do Século XXI. Content, ao cruzar, em primeiro, o disco do Yorkshire Oaks (G1), tornou-se o 100º produto de Galileo a vencer uma prova de graduação máxima.

A corredora de 3 anos, que fez frente às mais velhas, vinha de amargar derrota escamada, no Irish Oaks (G1) e, desta feita, alcançou o primeiro êxito de G1, de sua campanha.

Nascido em 1998, Galileo resultou do cruzamento de Sadler’s Wells com a ganhadora do Prix l’Arc de Triomphe (G1), Urban Sea (Miswaki). Aos 2 anos, competiu uma única vez, tendo vencido, em sua estreia.

Aos 3, Galileo venceu tanto o Epsom Derby (G1) quanto o Irish Derby (G1), além de ter superado os mais velhos no King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1). Sua única derrota, na Europa, ocorreu no Irish Champion Stakes (G1), vencido por Fantastic Light. Encerrou campanha com um sexto na Breeders’ Cup Classic (G1), vencida por Tiznow, totalizando 6 vitórias em 8 saídas.

Apesar da estrelada atuação, nas pistas, seria difícil supor, contudo, que, na reprodução, Galileo chegaria onde chegou.

Nightime, em 2006, ao vencer o Irish 1000 Guineas (G1), tornou-se o primeiro produto a vencer uma prova de G1. De lá até Content, houve uma série de fantásticos animais que, conquistando corridas do mais alto calibre, ajudaram alçar Galileo à condição de uma lenda da criação internacional; ao conceito de melhor garanhão de sua época.

Em 2018, Flag of Honour, no Irish St. Leger (G1), fez com que Galileo igualasse a marca do seu pai, Sadler's Wells, com 73 ganhadores individuais de G1. Já em 2020, quando Peaceful venceu o Irish 1000 Guineas (G1), Galileo ultrapassou Danehill e tornou-se o primeiro semental, de sua espécie, a chegar ao número de 85 vencedores de graduação máxima. 

Galileo morreu, na Irlanda, em 2021, aos 23 anos.

Mais notícias

3.000 vezes Dulcino Guignoni

Um dos treinadores mais laureados do turfe nacional, Dulcino Guignoni alcançou, neste domingo (25), a marca de 3.000 vitórias em sua brilhante carreira.

Sangue Missioneiro vence mais uma em Porto Alegre

Velocista de José Vecchio Filho e Gil Irala prevaleceu no Clássico Brigada Militar.

Em forma invejável, Jet Class fatura mais um grande prêmio

Milheiro do Stud Instante Mágico venceu, com sobras, o Grande Prêmio Gervásio Seabra (G2).