24 jan 2019 | 13:45:23

França: Rafiot, filho da brasileira Viva Rafaela, estreia com vitória em Cagnes Sur Mer

Crioulo de Wertheimer & Frere venceu eliminatória na raia sintética.


Rafiot (centro) confirmou seu favoritismo.

Imagem: Jour de Galop

Nesta quinta-feira (24), em Cagnes Sur Mer, na França, produtos de 3 anos disputaram uma eliminatória em 2.100m (aprox.) sobre a pista polytrack (sintética). Vitória do norte-americano Rafiot, de criação e propriedade de Wertheimer & Frere, filho de Elusive Quality na brasileira Viva Rafaela (Know Heights).

Favorito dos apostadores, Rafiot correu de alcance, no aguardo pela chegada da reta final.  Recebendo a partida de Maxime Guyon, avançou sobre os ponteiros, fazendo de Richemont (Anodin) – a quem derrotou por focinho – sua principal vítima. Em terceiro finalizou Wookie (Wootton Bassett).

Treinado por Christophe Ferland, Rafiot assinalou 2:05.90 para a distância.

Nascida em 2009 no Stud TNT (também deteve sua propriedade, em campanha), Viva Rafaela foi uma das líderes de sua geração. Em 6 saídas no Brasil, produzidas entre Gávea e Cidade Jardim, obteve 2 vitórias. No Rio de Janeiro, conquistou uma eliminatória. Em São Paulo, o Grande Prêmio Diana (gr.I). Enviada aos Estados Unidos, venceu um allowance e argolou diversas colocações black type – incluindo um terceiro no Flower Bowl Invitational (gr.I), vencido por Stephanie’s Kitten. Encerrou sua campanha com 3 vitórias em 18 saídas.

A mãe de Viva Rafaela, Linda Rafaela (Bin Ajwaad) foi, a exemplo da filha, ganhadora de G1 (GP Marciano de Aguiar Moreira, na Gávea). Já a terceira mãe de Viva Rafaela é, ninguém menos, que a fundamental Arumba (Viziane), gema da criação Coutinho Nogueira.

Em novembro de 2015, Viva Rafaela foi adquirida por Wertheimer & Frere, no leilão de reprodução de Keeneland, por US$ 500 mil. Ela encontrava-se prenhe de Elusive Quality, o que resultou no nascimento, no mestre seguinte, de Rafiot, seu primeiro produto.  

Mais notícias

Com inscrição brasileira na “Milha”, festival máximo argentino ganha corpo neste sábado

Hipódromo de San Isidro servirá de palco para mais uma edição do Gran premio Carlos Pellegrini (G1). Nos 1.600m do Gran Premio Joaquin S. de Anchorena (G1), Manuca, do Stud R.D.I., representa a criação nacional.

Na farra de Cifra e Delmar, Grécia Central comanda dobrada em listed

Em (mais uma) tarde estupenda, Delmar Lima Albres e Haras Cifra emplacam dobradinha no Clássico Erasmo Teixeira de Assumpção (L).

Pré-inscrições para o festival do GP São Paulo 2022 são divulgadas. Confira.

Comissão de corridas do Jockey Club de São Paulo divulgou campos prévios dos páreos nesta segunda-feira (3).