28 out 2017 | 19:48:29

Winx brilha, vence o Cox Plate pela terceira vez e fica a uma vitória de Black Caviar

Filha de Street Cry levou ao delírio mais de 32 mil pessoas em Moonee Valley.


Hugh Bowman vibra com a conquista de Winx

Imagem: ABC/George Salpigditis

Um dos embates mais tradicionais do turfe australiano, o Cox Plate (gr.I), em 2.000m (aprox.) na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com A$ 3.050.000,00 (aproximadamente US$ 2.305.000,00) de dotação, ganhou a versão 2017 neste sábado (28), em Moonee Valley. Diante de mais de 32 mil pessoas, a fantástica Winx, 6 anos, filha de Street Cry e Vegas Showgirl (Al Akbar), de criação de Fairway Thoroughbreds e propriedade de Magic Bloodstock Racing, R. G. Treweeke & Mrs. D. N. Kepitis, tornou-se vencedora do páreo pela terceira vez. Agora, lhe falta apenas uma vitória para igualar a marca histórica da conterrânea Black Caviar, correspondente a 23 êxitos consecutivos.

Em quinto durante a maior parte do tempo, Winx apresentou-se à disputa, de fato, na altura dos últimos 1.000 metros. Com as mãos na cernelha de sua conduzida, Hugh Bowman viu Winx, ao natural, emparelhar a linha do ponteiro, Galop Chop (Deportivo) antes mesmo da abordagem da reta de chegada. Assumindo a primeira colocação na reta final, Winx precisou lidar, durante os derradeiros 200 metros, com os perigosos avanços de Humidor (Teofilo). Na base da categoria, Winx resistiu ao tropel adversário, derrotando Humidor por ½ corpo. Folkswood (Exceed And Excel) finalizou em terceiro.

Mantida em forma soberba por Chris Waller, Winx obteve a vigésima sexta vitória em 31 apresentações. Repetindo o “tricampeonato” do Cox Plate, até então conseguido, somente, por Kingstown Town nos anos de 1980, 1981 e 1982, Winx assinalou 2:02.94 para a distância.

Mais notícias

Pinatubo supera rating obtido por Frankel, aos 2 anos

Potro da Godolphin tornou-se o 2 anos melhor qualificado, na escala de ratings da IFHA, em mais de duas décadas – superando, inclusive, às marcas de Frankel, com a mesma idade.

Keep Koller confirma no Clássico Bal A Bali (L)

Milheiro do Stud Eternamente Rio conquistou sua segunda vitória clássica consecutiva.

Galeria do Leilão da Criação Nacional ABCPCC: Timeo, Uareoutlaw, Maraton & Touriga

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, o Leilão que aponta o caminho para as Taças de Prata.