13 nov 2020 | 18:58:39

Um show de American Tiz no Grande Prêmio Bento Gonçalves

Arenático de Maurício Roriz dos Santos venceu a prova máxima do turfe gaúcho por ampla margem.


American Tiz dividiu a raia em duas: vitória esmagadora

Imagem: JCRS (Facebook)

Principal disputa do ano, em Porto Alegre, e um dos momentos mais importantes do calendário turfístico nacional, o Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2), em 2.400m na pista de areia, para animais de 3 e mais anos, foi realizado nesta sexta-feira (13), no Jockey Club do Rio Grande do Sul. Vitória esmagadora de American Tiz, 5 anos, filho de First American e Tiz Classy (Tiznow), de criação de Paulo Neri de Lima Bérgamo e propriedade de Maurício Roriz dos Santos.

Como esperado, o vencedor do “Protetora”, Aeromani, largou já “vigiado” por Jet Lag, o “faixa” do candidato ao “tetra”, Ilustre Senador – que corria em terceiro. Na primeira passagem do lote pelo disco, American Tiz igualava a linha de Ilustre Senador, sendo que a dupla corria cerca de 3 corpos atrás dos dois primeiros – também emparelhados.

Olympic Iron, Adriansassy e Tricky Step corriam nas posições subsequentes.

Na reta oposta, Aeromani desprendeu-se de Jet Lag, na altura dos últimos 1.400 metros. American Tiz, por sua vez, passou para segundo. Faltando 1.000 metros para o disco, Marcelo Souza, o jóquei de American Tiz, aplicou o xeque mate: seu conduzido ultrapassou Aeromani e “saiu tirando”, como dito na gíria.

American Tiz girou sozinho para a reta final. Sem qualquer exagero, sua vantagem, sobre Ilustre Senador, era de 10 corpos. Nos 300 finais, os 10 corpos já haviam virado 20. Somente fazendo aumentar sua margem, galão a galão, American Tiz alcançou o disco com uma “avenida” à frente de Ilustre Senador. Olympic Iron foi o terceiro. Aeromani e Adriansassy completaram o marcador. A seguir, Tricky Step.

Treinado por A. Soares, American Tiz conquistou a sexta vitória (segunda clássica) em 21 saídas. Também ganhador do GP Professor Nova Monteiro (G3), na Gávea, hoje percorreu a milha e meia no tempo de 2:41.20.

Mais notícias

PR: nos 2.000 metros, melhor para Motivo de Glória

Defensor do Haras Monte Carlo venceu a Prova Especial Ubaldo Siqueira.

Rondonia do Futuro surpreende e levanta a Prova Especial Riboletta

Potranca do Haras Phillipson é filha do nacional Going Somewhere.

Stylish marca ponto para Forestry na Prova Especial Bal A Bali

Potro do Haras São José da Serra dominou prova especial reservada aos mais novos, na Gávea.