22 ago 2021 | 15:46:29

Tripoli rende a TJ Pereira seu primeiro G1 nos EUA (e a Kitten’s Joy seu primeiro G1 na areia)

Jóquei brasileiro levou ao disco o vencedor do Pacific Classic Stakes (G1).


Tiago Josué Pereira e Tripoli: os ganhadores do Pacific Classic, em Del Mar

Imagem: Daily Racing Form/Emily Shields

Principal prova da reunião realizada, no sábado (21), em Del Mar, o Pacific Classic Stakes (G1), com US$ 1 milhão de dotação, para animais de 3 e mais anos, marcou a primeira vitória de Tiago Josué Pereira, numa prova de graduação máxima, em solo norte-americano. O jóquei brasileiro levou, ao disco, Tripoli, 4 anos, filho de Kitten’s Joy (talvez o principal reprodutor “de grama”, dos Estados Unidos, na última década, teve, pela primeira vez, um filho seu vencendo uma prova de G1 na areia) e Love Train (Tapit), de criação de Blue Devil Racing Stable e propriedade de Hronis Racing LLC.

Fazendo valer a baliza 1, desde a largada, “TJ” correu Tripoli em terceiro, enquanto Tizmagician ditava o ritmo, na primeira colocação. Na curva, Tripoli acelerou, passando para segundo e ingressando na reta em francos ataques sobre Tizmagician. Após carregar, de modo intenso, sobre o ponteiro, Tripoli deixou-lhe pra trás e lhe derrotou por 1 corpo e ¼. Dr. Prat foi o terceiro.

Royal Ship, representante brasileiro, na prova, ficou com a sétima colocação.

Treinado por John Sadler, Tripoli obteve sua 4ª vitória em 14 corridas. No primeiro êxito clássico da campanha, registrou 2:02.37 para a distância.

Tendo iniciado sua carreira nas canchas retas do interior do Rio Grande do Sul, “TJ”, após passagem pelo Cristal, na década de 1990, rumou para a Gávea onde consagrou-se como um dos melhores jóqueis do Rio de Janeiro, na transição para os anos 2000. Venceu diversas provas de gabarito, tais quais Grandes Prêmios São Paulo, Bento Gonçalves, Diana, Major Suckow, dentre outros. Foi, também, o vencedor da primeira estatística de jóqueis após a ida de Jorge Ricardo para a Argentina.

O clímax da carreira do bridão, todavia, ocorreu em 2010, quando, no dorso de Glória de Campeão, conquistou a Dubai World Cup (G1), num dos acontecimentos mais importantes para o turfe brasileiro, em todos os tempos. Com mesmo Glória de Campeão, também venceu a Singarpore International Airlines Cup (G1).  Além disso, Tiago teve experiências em diversos outros países, tais quais montar num “Arco” (foi o jóquei de Hot Six) e vencer corridas de expressão, em Macau.

Em 2014, houve sua transferência, então, para o turfe norte-americano. Tendo se instalado na costa oeste, “TJ” passou a fazer da Califórnia a base de sua carreira que, no atual momento, atinge sua melhor fase, nas mais do que concorridas corridas dos Estados Unidos.

Mais notícias

ABCPCC e MAPA analisam atualização do Código Nacional de Corridas

Reunião ocorreu nesta quinta-feira (21), em São Paulo.

Saúde animal: fórum debate a responsabilidade dos proprietários sobre animais aposentados

Em meio à Conferência Panamericana, Fórum Internacional do Cuidado Animal Pós-Competição reuniu-se pela primeira vez em interessante debate

Invicto e à procura de oponentes, Ungai Hai brilha no Grande Criterium

Potro do Haras Doce Vale brilhou, de modo destacado, no Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (G1).