29 maio 2023 | 20:16:21

Sublime, Macadamia vence o Gamely Stakes (G1)

Crioula do Haras Springfield tornou-se a primeira brasileira, na história, a vencer a prova. Em seu dorso, brilhou Tiago Josué Pereira.


Macadamia e Tiago Josué Pereira vão para a foto no G1 das éguas, em Santa Anita.

Imagem: Alex Evers/Santa Anita Park

Num arremate que, pela televisão, “levantou” os turfistas brasileiros, Macadamia, 5 anos, filha de Hat Trick e Une Autre Etoile (Northern Afleet), de criação do Haras Springfield e propriedade de R. Unicorn Stable, venceu, nesta segunda-feira (29), em Santa Anita, nos Estados Unidos, o Gamely Stakes (G1), em 1.800m na raia de grama, para éguas de 3 e mais anos, com US$ 400 mil de dotação.

Trata-se da primeira brasileira (a segunda sul-americana; antes, a argentina Miss Serendipity, em 2014) a vencer o páreo que, há 30 anos, é corrido sob a condição de G1, no hipódromo californiano.

Enquanto School Dance e Bellamore puxavam o ritmo da competição, nas duas primeiras colocações, a favorita (ganhadora de G1) Queen Goddess acionava, à espreita, em terceiro. Macadamia, que corria na sexta e penúltima posição, passou para quinto na altura dos últimos 1.000 metros.

Na curva, Queen Goddess assumiu a dianteira. Recebendo a partida de Tiago Josué Pereira, porém, Macadamia seguiu o rastro da ponteira, ingressando no tiro direto já em seu encalço. Exigida na canhota por “TJ”, Macadamia partiu para cima de Queen Goddess nos últimos 200 metros. Com melhor ação, desalojou a poderosa oponente do primeiro posto, escapando para o disco.

Macadamia derrotou a irlandesa Quattroelle por 1 corpo. Queen Goddess perdeu a dupla por focinho.

Treinada por Phillip D’Amatto, Macadamia conquistou sua 5ª vitória em 13 corridas. Nos Estados Unidos, obteve a 3ª vitória, sendo a 2ª clássica: ela vinha de vencer, em abril, o Wilshire Stakes (G3).

No Brasil, sob o treinamento de Antenor Menegolo Neto, venceu os Grandes Prêmios Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1) e Henrique de Toledo Lara (G1), sagrando-se Melhor Potranca de 2 Anos no Troféu Mossoró da temporada 2021/2022.

 

Mais notícias

Sem aposta, sem turfe: aposte somente nos sistemas oficiais

As apostas representam a principal fonte de receita das corridas de cavalo e os hipódromos possuem exclusividade, garantida por lei, para a sua exploração. Sem elas, o turfe não sobrevive. Sem o seu compromisso, de apostar somente nas pedras oficiais, também não.

GP Paraná e demais provas clássicas do festival têm inscrições divulgadas

Principal data do turfe paranaense será realizada no dia 22 de setembro.

Gata Y Flor, a melhor no Grande Prêmio Major Suckow (G1)

Velocista da Coudelaria Esmeralda superou Nantucket em final de emoção.