15 nov 2017 | 15:31:14

Sem surpresas: Enable recebe Cartier Award de animal do ano na Europa

Potranca do Príncipe Khalid Abdullah brilhou intensamente ao longo da temporada.


Dona de campanha histórica, Enable roubou a cena no turfe europeu, em 2017

Imagem: Steve Davies/Racing Fotos

Ontem, no Dorchester Hotel, em Londres, realizou-se a cerimônia de premiação do Cartier Awards, que ano a ano condecora os melhores PSI do turfe europeu. Desta feita, uma “poule de dez” no momento mais importante da festividade: Enable restou nomeada animal do ano, em 2017.

Treinada na Inglaterra por John Gosden, a filha de Nathaniel e Concetric (Sadler’s Wells), de criação (britânica) da Juddmonte Farms e pertencente ao titular desta, Príncipe Khalid Abdullah, firmou-se, no primeiro semestre, como fêmea líder do continente europeu ao conquistar tanto o Epsom Oaks (gr.I) quanto o Irish Oaks (gr.I). Na sequência da temporada, mesmo em meio aos machos e animais de maior idade, Enable continuou fazendo história. Ela emplacou o double nas duas principais provas europeias abertos a animais de 3 e mais anos, no caso o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) e o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Além do principal prêmio da cerimônia, Enable igualmente foi condecorada com o Cartier Award de melhor potranca de 3 anos. No prêmio correspondente, destinado aos machos, seu companheiro de cocheiras, Cracksman (Frankel) venceu na categoria de melhor potro de 3 anos.

U S Navy Flag (War Front) e Happily (Galileo) levaram os respectivos troféus de melhor potro e melhor potranca de 2 anos para a Coolmore. A coudelaria também esteve em evidência com Order of St. George (Galileo), pelo segundo ano consecutivo eleito o melhor fundista da Europa. Harry Angel (Dark Angel) venceu na categoria de melhor velocista e Ulysses (Galileo) na premiação do melhor cavalo adulto.

Um dos mais célebres treinadores britânicos, Sir Michael Stoute (treinador do, há pouco citado, Ulysses) recebeu o Daily Telegraph Award of Merit.

Mais notícias

Taxa Universal: prorrogação excepcional do prazo de inscrições até o dia 20 de julho

A ABCPCC informa que houve prorrogação, excepcional, do prazo para inscrição na Taxa Universal. Os interessados terão até o dia 20 de julho (próxima quinta-feira) para realizarem suas inscrições. A falta de inscrição na Taxa Universal acarretará penalidade de 25% sobre o valor do prêmio do primeiro colocado na respectiva prova da Copa dos Criadores - a partir da edição... [continua ]

Is Not The End encerra a sabatina no Grande Prêmio OSAF (G3) - TBS International

Ganhadora pertence à parceria Nijú & Família Monteiro.

Porto Alegre: Divertida Halo venceu o Clássico Cidade de Porto Alegre

Filha de Minion pertence a Rômulo F. Bruscato.