10 jul 2017 | 17:27:15

Sangue não é água: filho de Zarkava venceu G1 na França

Defensor de Aga Khan conquistou o Grand Prix de Saint-Cloud (gr.I).


Zarak: primeiro produto de Zarkava a correr conquistou o primeiro G1 da campanha

Imagem: France Galop

O provérbio português “sangue não é agua”, não raramente, resta invocado no universo das corridas de cavalo. Adaptado à semântica do turfe como sendo reverência à importância do pedigree, a expressão veio à tona, novamente, na semana passada, por ocasião do Grand Prix de Saint-Cloud (gr.I). O páreo marcou a primeira vitória de G1 de Zarak, um 4 anos (castrado) filho de Zarkava – uma das melhores éguas da história do turfe francês.

Conduzido por Christophe Soumillon, Zarak derrotou o irlandês Silverwave (Silver Frost) por ¾ de corpo. A irlandesa Armande (Sea The Stars) finalizou na terceira colocação. Treinado por Alain de Royer-Dupre, Zarak – filho de Dubawi – completou os 2.400m na raia de grama na marca de 2:27.76. O retrospecto do corredor aponta 4 vitórias em 12 apresentações.

A exemplo de Zarak, Zarkava foi criada – e defendeu em campanha – os interesses de Aga Khan. Nascida na Irlanda, em 2005, a corredora deu início à campanha aos 2 anos, idade com a qual venceu o Prix Marcel Boussac (gr.I), conquistando, por consequência, o título de melhor potranca francesa de 2 anos. Na temporada seguinte, depois de vencer a Poule d’Essai des Pouliches (gr.I) e o Prix Diane (gr.I), Zarkava encantou o mundo ao derrotar os machos no Prix L’Arc de Triomphe (gr.I) de 2008. A vitória pôs fim ao jejum das éguas vencendo na maior prova francesa, que perdurava desde 1993, ano em que a fabulosa Urban Sea (Miswaki) protagonizou o feito.

Filha de Zamindar e Zarkasha (Kahyasi), Zarkava deu início à prole em 2010 por meio de Zerkaza, fêmea sem campanha já incorporada ao plantel de H. H. Aga Khan. Os machos nascidos em 2011 e 2012, Zarkash (Sea The Stars) e Zarkar (Galileo), igualmente não correram. Zarak (nascido em 2013) tornou-se, assim, o primeiro produto de Zarkava a estrear. Zarkamiya, uma potranca filha de Frankel, figura como o produto de Zarkava em 2015. Os dois últimos produtos de Zarkava, até aqui, são um macho e uma fêmea, respectivamente filhos de Invencible Spirit e Siyouni, nascidos em 2016 e 2017.

 

Mais notícias

Lele Bucheca conquista o Clássico Armando Carneiro (L)

Corredora do Haras Figueira do Lago alcançou batismo clássico.

Em sua geração de estreia, Gun Runner quebra recorde de premiações

Produtos da primeira geração do garanhão da Three Chimneys, ao ultrapassarem US$ 3,8 milhões, fizeram da sua prole de 2 anos a mais premiada da história, partindo de um reprodutor debutante.

Dragão não escolhe pista e expande liderança em Cidade Jardim

Filho de Pioneering vence o GP Quari Bravo (gr.III) segue sem conhecer derrota