20 jun 2017 | 21:16:22

Royal Ascot: Ribchester, Lady Aurelia e Barney Roy brilham no primeiro dia do festival

Farda da Godolphin desfilou inspirada pela pista britânica.


Ribchester venceu o Queen Anne Stakes (gr.I), com direito a recorde

Imagem: RacingPhotos/Thoroughbred Daily News

Nesta terça-feira (20), em Ascot, na Inglaterra, teve início o mais tradicional festival turfístico do mundo. Em sua primeira data no ano de 2017, Royal Ascot presenteou turfistas com três provas de G1, que dominaram os holofotes da mídia turfística. O posto de principais estrelas da abertura do meeting estiveram Ribchester, Lady Aurelia e Barner Roy.

No Queen Anne Stakes (gr.I), em 1.600m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com £ 685 mil de bolsa, William Buick manteve Ribchester em quarto enquanto seu “faixa”, Ennaadd (King’s Best) puxava train alucinante na primeira posição. Avançando nos últimos 500 metros, Ribchester logo tomou a primeira colocação. Dali em diante, o castanho manteve a margem que lhe separava dos demais, vencendo Mutakayyef (Sea The Stars) por 1 corpo e ¼. Deauville (Galileo) foi o terceiro.

Treinado por Richard Fahey, Ribchester obteve a sua quinta vitória em 12 corridas. Ganhador dos Lockinge Stakes (gr.I) e Prix Jacques Le Marois (gr.I), Ribchester tornou-se o novo recordista da milha, em Ascot, ao assinalar 1:36.60 para a distância.

Quatro anos, criado na Irlanda por A. Thompson & M. O'Brien e pertencente à Godolphin, Ribchester é filho de Ifraaj e Mujarah (Marju). Pertence à família 16, de Bruce Lowe, e descente diretamente de Fall Aspen, sua quinta mãe - o que faz jus ao bordão do saudoso Marcos Ribas: "nada é por acaso".

Um ano após bater as potrancas de 2 anos no Queen Mary Stakes (gr.II), por ocasião do mesmo festival, a norte-americana Lady Aurelia, 3 anos, filha de Scatt Daddy e Wildcat Speed (Forest Wildcat), de criação e propriedade de Stonestreet Thoroughbred Holdings, retornou ao meeting britânico para brilhar – desta feita em meio aos machos de mais idade – no King’s Stand Stakes (gr.I), em 1.000m na grama, com bolsa de £ 400 mil.

Com John Velasquez “up”, Lady Aurelia bateu Profitable (Invencible Spirit) por 3 corpos no disco. Marsha (Acclamation) finalizou em terceiro. Treinada em seu país natal por Wesley Ward (o mesmo treinador do brasileiro High Hours nos EUA), Lady Aurelia – também vencedora do Prix Morny (gr.I) na França e do Giant’s Causeway Stakes (L), em recorde, nos Estados Unidos – completou o quilômetro em 57.45.

Na derradeira prova de graduação máxima do dia, produtos de 3 anos competiram no St. James’s Palace Stakes (gr.I), em 1.600m (aprox.) na grama, com dotação de £ 400 mil. Quando a maior parte dos turfistas aguardava novo sucesso do melhor potro da Europa, Churchill (Galileo), foi Barney Roy quem roubou a cena. Com James Doyle “up”, o castanho arrancou com ímpeto nos últimos 400 metros, para bater Lancaster Bomb (War Front), o “faixa” de Churchill, por 1 corpo. Já Thunder Snow (Helmet), o mais cotado da parelha da Godolphin (composta, juntamente, com Barney Roy), foi o terceiro. Churchill, por sua vez, terminou em quarto.

Preparado por Richard Hannon, Barney Roy é um britânico filho de Excelebration e Alina (Galileo), de criação da Darley e propriedade da Godolphin. Foi a sua quarta vitória em 5 corridas, com destaque, ainda, para o Greenham Stakes (gr.III). Ao parar os relógios na marca de 1:37.22 para os 1.400 metros e 213 jardas, Barney Roy tornou-se o novo recordista da distância.

Na programação foram realizadas, ainda, duas outras competições clássicas – ambas destinadas a produtos de 2 anos. No Coventry Stakes (gr.II), em 1.200m na grama, com £ 150 mil de dotação, venceu o irlandês Rajasinghe, filho de Choisir e Bunditten (Soviet Star), de criação de James & Geoff Mulcahy e propriedade de Rebel Racing. Treinamento a cargo de Richard Spencer e condução de Stevie Donohoe. Por fim, no Windsor Castle Stakes (L), em 1.000m na grama, com bolsa de £ 80 mil, outro êxito da Godolphin: Sound And Silence, um britânico filho do australiano Exceed And Excel e Veil of Silence (Elusive Quality). Pilotado por William Buick, Sound And Silence é treinado por Charlie Appleby.

Mais notícias

De volta a Gulfstream Park, Novo Sol vence handicap

Brasileiro criado pelo Stud Eternamente Rio conquistou mais uma vitória nos Estados Unidos.

Leilão de Coberturas da ABCPCC: últimos 2 dias para inscrições

Marcado para o dia 12 de maio, leilão credenciará as gerações 2023 dos garanhões para a Copa dos Criadores. Todo o valor arrecadado é revertido para as bolsas do festival.

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 17ª Edição

Nesta edição: Abu Dhabi e Tanganyka