25 out 2022 | 17:36:58

Rock of Gibraltar morre na Irlanda, aos 23 anos

Múltiplo ganhador e produtor de G1 serviu no Brasil, em 2013.


Rock of Gibraltar revelou, no Brasil, os nomes de Quarteto de Cordas e Gibraltar Point.

Imagem: Divulgação Coolmore

Morreu no Castlehyde Stud, na Irlanda, o garanhão Rock of Gibraltar.

Aos 23 anos, o castanho não resistiu a problemas cardíacos.

Filho de Danehill e Offshore Boom (Be My Guest), Rock of Gibraltar foi criado (na Irlanda) por Joe Crowley e pelo casal Annemarie e Aidan O’Brien. Este último foi o treinador do animal que, em pista, produziu campanha excepcional, de 13 corridas e 10 vitórias.

Milheiro nato, Rock of Gibraltar venceu (para os interesses de Susan Magnier e de Alex Ferguson, o vitorioso técnico do Manchester United), dentre outros páreos, as versões britânica e irlandesa dos 2000 Guinéus (G1), os Sussex Stakes (G1), St. James’s Palace Stakes (G1), Dewhurst Stakes (G1), Prix du Moulin de Longchamp (G1) e o Grand Criterium (G1).

Melhor cavalo da Europa em 2002, Rock of Gibraltar ingressou na reprodução em 2003, na base irlandesa da Coolmore. Também viria a servir no Japão e no Brasil. Em shuttling promovido pela Associação Paulista de Fomento ao Turfe, no ano de 2013, deixou uma única geração, na criação brasileira.

Vencedor do Grande Prêmio Brasil (G1), Quarteto de Cordas foi, ao lado do múltiplo ganhador de G1 e, atualmente, garanhão do Haras Kigrandi, Gibraltar Point, o principal elemento do semental, no país.

Ao todo, Rock of Gibraltar produziu 16 ganhadores individuais de G1. Além dos dois já mencionados em sua incursão brasileira, destacaram-se, nesse rol, Society Rock (Sprint Cup e Golden Jubilee Stakes) e Mount Nelson (Eclipse Stakes e Criterium International). Como avô materno, figurou nos pedigrees, dentre outros, de Kameko e Poetic Flare.

 

Mais notícias

Kinha reage contra Exhibition e levanta G2

Depois de flertar com distâncias mais reduzidas - incluindo provas em 1.000 metros -, Kinha, 3 anos, filha de Quick Road e Caribean Queen (Romarin), de criação de Beverly Hills Stud e propriedade do Stud Gentil, voltou aos percursos mais alentados para conseguir, nesse domingo (29), a sua primeira vitória clássica. Foi no Grande Prêmio Pres. Fábio da Silva Prado... [continua ]

Invicto, Nine Eleven garante G3, em Maroñas

Brasileiro da Coudelaria Esmeralda conquistou o Clásico Asociacion Uruguaya de Proprietarios de S.P.C.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (30ª edição)

Fausto Henrique encontra-se cada vez mais próximo das 100 vitórias, nos Estados Unidos. Imagem: Arquivo F. Henrique ESTADOS UNIDOS FAUSTO HENRIQUE (F. Henrique): Mais uma vez a parceria de Fausto Henrique com o treinador Juan Silva foi muito bem sucedida. O brasileiro conduziu três animais para Juan e venceu em todas as oportunidades, mantendo o excelente aproveitamento da dupla. Em Turf... [continua ]