02 jan 2024 | 18:41:21

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (75ª edição)


Francisco Leandro emplacou ano avassalador, na Argentina.

Imagem: Sylvio Rondinelli

ARGENTINA


FRANCISCO LEANDRO: Encerrando um ano perfeito, com uma semana perfeita, o brasileiro ultrapassou o peruano Edgar Prado em número de conquistas em um ano hípico e agora é o terceiro maior vencedor (em um único ano hípico), em todos os tempos, por somar 540 primeiros lugares, numa única temporada.

Deste modo, Leandro garantiu, mais uma vez, todas as estatísticas locais nos hipódromos de Palermo, San Isidro e La Plata, além de bater o recorde sul-americano de vitórias e entrar para o seleto "grupo dos 500".

No vídeo abaixo, acompanhe o brasileiro vencendo no Hipódromo de Palermo, ao pilotar Es Mio.


ESTADOS UNIDOS


TIAGO CANUTO: Com uma bela e inteligente condução, o brasileiro terminou o ano vencendo no hipódromo de Turfway Park. Responsável pela montaria de Cote d’Ivoire, Canuto abriu a reunião do último dia 29, para o treinador Hugo Andrade, concluindo o seu 2023 com 48 vencedores.


LUAN MACHADO: Também na reunião do dia 29, em Turfway Park, o brasileiro garantiu mais um ponto, para encerrar o seu melhor ano naquele país, tanto em número de vitórias, quanto por somas ganhas. Jóquei mais vitorioso do meeting, em Turfway Park, Luan levantou 21 corridas (duas a mais que o segundo colocado, Axel Concepcion), computando um todo de 97 vitórias e sendo responsável pela condução de animais que faturaram mais de US$ 5 milhões, em prêmios, durante o ano.


MACAU


RUAN MAIA: Encerrando 2023 com mais duas conquistas, o brasileiro segue na ponta das estatísticas locais e, ao receber boas oportunidades, não costuma decepcionar.

Wilson’s Mania e Lucky Runner (vídeo abaixo) foram os vencedores de Ruan na última reunião do ano, em Macau.


SINGAPURA


MANOEL NUNES: Campeão, mais uma vez, da estatística local de jóqueis, Nunes somou 95 triunfos no ano (mais que o dobro do segundo colocado, M. Lerner, que venceu 44 provas). Bernardo Pinheiro, que agora está atuando em Dubai, atingiu a marca de 30 vitórias e Bruno Queiroz, recém-radicado por lá, pilotou 28 vencedores. Vitor Espíndola, montando apenas nas últimas semanas do ano, garantiu dois vencedores.

A vitória de Nunes na semana corresponde ao êxito de Easy Breezy, no oitavo páreo da última reunião do ano, em Kranji. 


DUBAI


JOSÉ DA SILVA: Com uma reunião solitária, em Jebel Ali, nosso "J. Da Silva", que veio compondo a delegação do Uruguai, na temporada de Dubai, foi o único brasileiro a vencer, na semana. O bridão foi para a foto da vitória à base de muita insistência, na condução do norte-americano Shababy - um filho de Tonalist, preparado por Júlio Olascoaga, que representa Antônio Luis Cinta, nas corridas locais. 



URUGUAI


VAGNER LEAL: Na disputa da última prova do ano, em Maroñas - o Clásico Clausura -, Leal garantiu mais uma conquista clássica, na ótima temporada. Ele foi para a foto com o brasileiro Eclipse Award, um filho de Drosselmeyer, de criação e propriedade do Stud Farda Amiga.

Vindo do fundo do lote e “fazendo correr” seu conduzido, nos 300 metros finais, Leal garantiu sua 14ª prova clássica, em 2023, no turfe uruguaio, num universo de 81 carreiras vencidas - o que lhe garantiu a segunda colocação nas estatísticas locais, atrás, apenas, de Hector Lazo, que somou 97 triunfos.



ILHAS MAURÍCIO


MICHEL PLATINI: Com 32 vitórias na temporada (uma a mais que seu principal adversário. I. Taka), Platini garantiu sua primeira estatística no turfe local, em sua melhor temporada, desde que rumou para o exterior. A The Anjalay Coopen Cup, com Xavion, no mês de junho, representou sua principal conquista, no ano.



QATAR


CARLOS HENRIQUE: Com Ghanem, o brasileiro garantiu mais um triunfo no Qatar. Preparado por Alban Mieulle, o vencedor veio do fundo do lote, arrancando da última colocação e, sob a tocada enérgica do Henrique, ultrapassou uma a um dos seus rivais, para bater Raslaan, por pescoço, no disco.


por Fábio Zerbini

Mais notícias

Foolproof conquista a Prova Especial Garbosa Bruleur

Égua do Stud Santa Maria venceu na pista pesada.

Knicks Go confirma favoritismo, larga e acaba na Pegasus World Cup (G1)

Tordilho segue sem conhecer derrota sob os cuidados de Brad Cox.

Cape Town morre aos 21 anos em São Paulo

O semental norte-americano Cape Town, que prestava seus serviços em Americana/SP, no Stud Red Rafa, morreu aos 21 anos. Cape Town havia encerrado sua oitava temporada de monta no Brasil.