31 maio 2021 | 22:18:57

Por meia cabeça: Royal Ship forma a dupla na Hollywood Gold Cup (G1)

Em atuação esplêndida, brasileiro, criado pelo Haras Belmont, escoltou Country Grammer e ficou muito próximo da primeira vitória de G1, nos Estados Unidos.


Country Grammer (por dentro) reagiu e impediu a vitória de G1 de Royal Ship

Imagem: Alex Evers/Eclipse Sportswire

Faltou pouco para Royal Ship brilhar, na mais alta esfera, na pista e na distância de maior reputação do turfe norte-americano. No feriado do Memorial Day, o brasileiro, criado pelo Haras Belmont, escoltou Country Grammer na Hollywood Gold Cup (G1), em 2.000m na pista de areia, com US$ 300 mil de bolsa, disputado, nesta segunda-feira (31), em Hollywood Park.

Após uma boa largada (chegou a assumir a ponta), Royal Ship foi recolhido, diante do ímpeto do chileno Brown Storm e de Country Grammer. Chegou a sobrar para a sexta e penúltima colocação. Numa partida longa, passou para terceiro, na altura dos últimos 1.000 metros. Forçando, aberto, durante a curva, tomou o segundo posto e abriu fogo contra Country Grammer, que seguia na primeira colocação.

Na reta final, Royal Ship chegou a sacar vantagem sobre Country Grammer. Este, que vinha de ser derrotado pelo próprio Royal Ship, no Californian Stakes (G2), porém, não deixou de aproveitar toda a vantagem dada por Royal Ship e seu jóquei, durante o percurso. Com Flavien Prat “up”, Country Grammer reagiu, por dentro de Royal Ship, retomando a primeira colocação e derrotando o brasileiro por meia cabeça. O ganhador de G2 de Express Train finalizou, cerca de 4 corpos, na terceira colocação.

Country Grammer é o primeiro produto de Tonalist a vencer prova de G1. Filho da matriz Arabian Song – por sua vez, descendente de Forestry – Country Grammer conquistou a 3ª vitória em 8 corridas. Já ganhador de G3, o pupilo de Bob Baffert percorreu a distância no tempo de 2:02.23.

Já Royal Ship (Midshipman e Bela Val, por Val Royal) conta com 6 vitórias em 13 corridas. No Brasil venceu, dentre outros páreos, os Grandes Prêmios Estado do Rio de Janeiro (G1), Frederico Lundgren (G3) e o Clássico Ernani de Freitas (L).

Mais notícias

No sábado, Vettori Kin encara o UAE Derby (gr.II) em Meydan

Brasileiro tentará repetir a vitória de Lundy's Liability no mesmo páreo; derby winner argentino, He Runs Away, é outra atração do lote

Quantify resiste a Sugar Daddy e Don Cambay para conquistar o GP Almirante Tamandaré (G2)

Filho do nacional Ganesh rendeu novo troféu ao Stud Red Rafa.

Enólogo confirma favoritismo na Prova Especial Formastérus

Alazão do Stud Sweet Dani mostrou adaptação ao percurso alentado.