13 set 2023 | 13:53:14

Point Given morre, aos 25 anos, nos Estados Unidos

Garanhão com passagem pela criação brasileira - e avô materno do ganhador do GP Brasil (G1), Nautilus - foi um dos melhores corredores de sua época, nos Estados Unidos.


Point Given foi o melhor potro de sua geração, nos Estados Unidos.

Imagem: Kentucky Horse Park (Divulgação)

Conhecido dos turfistas brasileiros, Point Given morreu, aos 25 anos, nos Estados Unidos. Desde 2017, o alazão encontrava-se aposentado da atividade reprodutiva e alojado no Kentucky Horse Park.

Nascido em 1998, o filho de Thunder Gulch e Turkos Turn (Turkoman), sempre chamativo, em razão do porte avantajado (competia com aproximados 550 quilos) conquistou 9 vitórias em 13 corridas, nos Estados Unidos. Aos 2 anos venceu o Hollywood Futurity (G1) e escoltou Macho Uno na Breeders’ Cup Juvenile (G1). Aos 3, deixou a tríplice coroa escapar, apenas, por ter chegado em quarto no Kentucky Derby (G1), uma vez que foi ele o ganhador, tanto do Prakness Stakes (G1) quanto do Belmont Stakes (G1 - replay abaixo). Os êxitos obtidos nos Travers Stakes (G1) e no Santa Anita Derby (G1) também colaboraram para que, ao final da temporada de 2001, o "Big Red Train" restasse agraciado com as estatuetas, no Eclipse Awards, de melhor potro de 3 anos e de cavalo do ano.

Point Given ingressou na reprodução na Three Chimneys Farm, em 2002. Produziu 32 stakes winners, sendo 15 deles ganhadores de grupo. Os vencedores de G1 Go Between, Coil, Point Ashley, e os ícones canadenses Sealy Hill e Points of Grace, destacam-se na produção de Point Given. Como avô materno, no hemisfério norte, consta no pedigree, dentre outros, de Cambier Park, ganhadora do Del Mar Oaks (G1), em 2019.

Entre os anos de 2009 e 2010 Point Given cumpriu temporada sul-americana de monta, no Brasil. Servindo no Haras Anderson, em Bagé/RS, Point Given revelou os ganhadores graduados Age Beautiful, Arkansas Sand, Avveduto, Beautiful Point, Energia Eros, Energia El Gigante, Episódio Final e Letra de Samba.

Foi na condição de avô materno, entretanto, que talvez Point Given tenha alcançado seu principal resultado, em nosso país. No ano de 2022, seu neto Nautilus, ora em campanha nos Estados Unidos, venceu o Grande Prêmio Brasil (G1), na Gávea.

 

Mais notícias

Avião Sureño confirma em prova especial

Defensor de Neverending Stud conquistou firme e fácil vitória na PE C.P.O.R./SP.

No retorno de Enable, melhor para Ghaiyyath

Corredor da Godolphin superou Enable, que não corria desde o Arco do ano passado, no Eclipse Stakes (G1).

Copa Precocidade e Velocidade 2024: animais inscritos

Nesta quarta-feira (24), foram confirmadas as inscrições para a Copa Precocidade e Velocidade 2024.  Cidade Jardim recebeu 15 confirmações de inscrições e ficará com 7 vagas para a final Gávea recebeu 6 confirmações e ficará com 3 vagas para a final. Tarumã recebeu 5 confirmações e ficará com 2 vagas para a final. Cristal, que recebeu 9 confirmações, ficou com 4 vagas para a final,... [continua ]