17 out 2021 | 19:36:14

Planetário mostra que é de outro planeta no Grande Criterium

Filho do nacional Il Doge, potro do Stud Red Rafa venceu o GP Linneo de Paula Machado (G1) com pinta de craque.


Planetário: apresentação de gala no Grande Criterium

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Num êxito com a estampa de animais de exceção, Planetário, filho do nacional Il Doge e Aerosfera (Crimson Tide), de criação e propriedade do Stud Red Rafa (segue jornada de pleno sucesso investindo em seus próprios garanhões, após terem se revelado cavalos diferenciados, em pista), venceu, neste domingo (17), na Gávea, o Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (G1), o Grande Criterium dos produtos de 3 anos, disputado em 2.000m na pista de grama (pesada).

Sweet Baby James e Impiedoso foram os responsáveis, nessa ordem, por puxar o ritmo do páreo. Jorel corria em terceiro e Planetário, pelos paus, em quarto. Don I Ask completava o lote dos cinco primeiros.

Na curva, percebia-se que Planetário estava “sobrando” nas mãos de Waldomiro Blandi. Assim, o experiente piloto permitiu que Jorel passasse por fora dele, a fim de lançar Planetário pelo externo do oponente, livrando-lhe de qualquer prejuízo.

Com pista livre para avançar, Planetário voltou a se fazer irresistível. Sem briga, dominou a Impiedoso, que, por sua vez, havia neutralizado o tropel de Jorel. Planetário passou, então, a livrar ampla vantagem, na primeira colocação.

No disco, Planetário estabeleceu 4 corpos e ½ sobre Jungle King, que, em valioso esforço final, tomou o segundo posto de Impiedoso. Já Faz Um Tempo foi o quarto e Jorel o quinto.

Depois, Oscarito, Sugar Daddy, Sweet Baby James, Jackal e Don I Ask.

Recebendo treinamento de Luis Esteves (já havia, na tarde, vencido o “Rocha Faria”, com Galilei Thunder), Planetário conquistou sua 4ª vitória (a 2ª clássica) em 7 corridas. Tempo de 2:02.75.

Após o páreo, em entrevista para André Cunha, da TV Turfe, Luis Esteves e o titular do Stud Red Rafa, Rafael Steinbruch, comentaram sobre a possibilidade de o Derby Paulista (G1) do mês de novembro figurar como o próximo compromisso de Planetário.

Mais notícias

Just Like está fora do GP Diana – Araras Blood & Power (G1)

Just Like: ausência sentida no GP Diana (G1) Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB A favorita do Grande Prêmio Diana – Araras Blood & Power (G1), 2ª Etapa da Coroa carioca, a ser realizada no domingo, 13 de março, Just Like está fora da luta para ser a 7ª Tríplice Coroada do turfe carioca. A filha de Wild Event e Beach Ball... [continua ]

Criação: em semana perfeita, Frankel passa à liderança mundial entre garanhões de "segunda geração"

Vitórias em provas de G3 e teste para o Epsom Derby, conseguidas por filhos do semental, fazem dele líder entre os garanhões de segunda geração na Europa

Olympic Winner inaugura geração 2021 na Prova Especial Estreia

Filha do nacional Wenzel Blade pertence ao Stud Galope.