26 set 2019 | 12:07:44

Pinatubo supera rating obtido por Frankel, aos 2 anos

Potro da Godolphin tornou-se o 2 anos melhor qualificado, na escala de ratings da IFHA, em mais de duas décadas – superando, inclusive, às marcas de Frankel, com a mesma idade.


Pinatubo venceu o Vicent O'Brien National Stakes por 9 corpos.

Imagem: RTI.ie

O êxito esmagador obtido por Pinatubo no Vincent O’Brien National Stakes (gr.I), há duas semanas, segue repercutindo. A British Horseracing Authority conferiu ao corredor um rating de 128 libras, o maior, em se tratando de um potro de 2 anos, em mais de duas décadas – e que supera, inclusive, o rating conquistado por Frankel, com a mesma idade.

O rating de Pinatubo, enquanto um potro de 2 anos, somente perde para as 130 libras recebidas por Celtic Swing, quando de sua vitória no Racing Post Trophy (gr.I) de 1994. Na ocasião, Celtic Swing derrotou Annus Mirabilis por 12 corpos. Pinatubo, por sua vez, venceu o primeiro G1 da campanha por 9 corpos.

Dono do maior rating da história do turfe – 140 libras, aos 4 anos, em 2012 – Frankel encerrou sua temporada aos 2 anos com rating de 126 libras. Abaixo, portanto, da marca conquistada por Pinatubo, bem como das 127 libras conferidas a New Approach, em 2007. 

Invicto em 5 saídas, até aqui, Pinatubo (Shamardal e Lava Flow, por Dalakhani) está cotado a atuar, mais uma vez, na atual temporada: no Dewhurst Stakes (gr.I) do próximo dia 12 de outubro.

Abaixo, os replays das vitórias de Celtic Swing e Pinatubo.

Mais notícias

Mais uma filha de Que Fenômeno, Prima Classe vence a Prova Especial Max Perlman

Potranca de Adolpho Smith de Vasconcellos obteve a primeira vitória de sua campanha

Justify congela cronômetros em apronto para o Belmont Stakes

Candidato à tríplice coroa norte-americana deixou impressão das melhores ao passar 800 metros em 46,5 na raia de Churchill Downs.

Vino Rosso, a estrela mor da Breeders’ Cup 2019.

Alazão repetiu vitória do pai, Curlin, na Breeders’ Cup Classic (gr.I). Confira os demais resultados e replays do festival.