24 jan 2018 | 10:18:08

Pela segunda vez, Arrogate é aclamado o melhor do mundo. Arco, a melhor corrida.

Federação Internacional de Autoridades Hípicas condecorou, em Londres, o melhor animal e a melhor prova, do turfe internacional, em 2017. Arrogate voltou a liderar o ranking. Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), também pela segunda vez, restou reconhecida como a prova mais qualificada do mundo.


Arrogate: pela segunda vez, o melhor animal do mundo

Imagem: Divulgação IFHA

Na noite da última segunda-feira (22), no Claridge’s Hotel, em Londres, a Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA) anunciou os nomes do melhor animal e da melhor corrida do turfe internacional, em 2017. Arrogate, pela segunda vez, alcançou o posto de PSI número 1 do mundo. Na categoria dos páreos, melhor para o Prix l’Arc de Triomphe.

Incorporado à sessão de reprodutores da Juddmonte Farms, no Kentucky, Arrogate (por Unbridled’s Song) encerrou a temporada com rating de 134 libras. Apesar do rendimento – bem – abaixo da média, no segundo semestre, o ilustre tordilho conquistou a expressiva pontuação quando dos êxitos obtidos na Pegasus World Cup (gr.I) e, principalmente, na Dubai World Cup (gr.I) – vencida numa cinematográfica corrida de recuperação. Em 2016, Arrogate obteve o mesmo título ao atingir as mesmas 134 libras.

Segunda colocada no ranking, com 132 libras, a australiana Winx (Street Cry) voltou a encerrar a temporada na condição de melhor animal do mundo, em pista de grama. Winx somou duas libras a mais que Gun Runner (Candy Ride) e Cracksman (Frankel), empatados na terceira posição, com 130 libras cada. Enable (Nathaniel), que recebeu o Cartier Awards de melhor animal da Europa, em 2017, ficou com a quinta colocação, ao somar rating de 128 libras – contestado em diversas ocasiões e frentes, na comunidade turfística internacional, tendo em vista as esmagadoras vitórias obtidas pela égua nos Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) e no King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I), as duas mais importantes provas, abertas à participação de animais de 3 anos e mais idade, do turfe europeu.

Dentre os animais sul americanos, Puerto Escondido (Hurricane Cat), vitorioso no Gran Premio Carlos Pellegrini (gr.I), revelou-se o mais destacado. Com rating de 120 libras, ocupou a 40ª posição. Voador Magee (Roderic O’Connor), defendendo rating de 117 libras, na 129ª colocação, foi o melhor brasileiro.

Premiação instituída em 2015, a escolha do melhor páreo do mundo voltou a reconhecer o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), como tal. Disputada, por ora, em Chantilly, a prova máxima do turfe francês – a exemplo do ocorrido em 2015 – liderou o ranking das melhores corridas de cavalo do globo, com rating médio de 126,5 libras. O King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I) ocupou a segunda posição – 124,7 5 libras – e a Dubai World Cup (gr.I) – 124 libras – a terceira. Pela primeira vez o top 3 foi preenchido por páreos disputados fora dos Estados Unidos. Melhor prova do mundo em 2016, a Breeders’ Cup Classic (gr.I) ficou com a quarta posição (rating de 123,75 libras). O cálculo para que se chegue ao resultado consiste na média dos ratings dos 4 primeiros colocados das 100 melhores provas (em termos de rating) de G1 do mundo.

Prêmio Longines de melhor animal do mundo – lista completa aqui.

Prêmio Longines de melhor corrida do mundo – lista completa aqui.

Mais notícias

Saúde animal: Pesquisa analisará método capaz de identificar micro doses de eritropoetina

Hormônio, capaz de potencializar oxigenação, entra na mira das autoridades promotoras de corridas.

No baile de Emerson Garcia, Neto Ernesto fecha o salão

Defensor do Stud Orit levantou a Prova Especial Quartier Latin, na derradeira disputa do festival máximo de Cidade Jardim.

EUA: Lamartine forma a dupla, em listed; neta de Sheila Purple estreia com vitória

Resultados da criação e genética brasileiras, nos últimos dias, no hemisfério norte (Imagem da capa: Sylvio Rondinelli).