24 dez 2022 | 19:10:43

Pela quarta vez, Francisco Leandro recebe o “Olímpia de Plata”

Destaque permanente, no turfe argentino, jóquei brasileiro voltou a ser premiado pelo Circulo de Periodistas Deportivos.


Leandro é o jóquei número 1 da Argentina.

Imagem: Stud Book Argentino

Tendo se transferido para o turfe argentino em 2013, Francisco Leandro vê sua primeira década de atuação, no país vizinho, repleta de sucesso. Líder entre os profissionais de sua classe, ganhador de provas importantes e estatísticas, o bridão brasileiro foi premiado, mais uma vez, com o troféu Olímpia de Plata.

A honraria é entregue pelo Circulo de Periodistas Deportivos aos destaques do esporte argentino, em diferentes modalidades, ao final de cada temporada. A premiação, ocorrida na última quinta-feira, foi, nada menos, do que a quarta estatueta recebida por Leandro (antes, nos anos de 2016, 2019 e 2021).

Com mais de 410 vitórias obtidas na temporada, Leandro lidera, com ampla folga, a estatística de jóqueis (o segundo colocado, William Pereyra, possui 294 êxitos). Ao final da última reunião de 2022, portanto, Leandro assegurará sua 6ª estatística na Argentina, sendo a 5ª consecutiva. Um resultado avassalador, que lhe coloca em meio aos principais nomes de sua categoria, vistos em atividade nas últimas décadas, no mais do que concorrido turfe argentino.

Além do Olímpia de Plata e da virtual vitória na estatística, Leandro teve um 2022 marcado por resultados consistentes, também, nas provas do calendário clássico local. Até aqui, obteve 51 vitórias em provas das chamadas nobres de La Plata, Palermo e San Isidro, sendo 8 em corridas de graduação máxima. Os excelentes Miriñaque e Durazzo (ambos, aliás, tendo atuado no “Pellegrini” do último final de semana) renderam a Leandro, dentre outros, os troféus dos Gran Premios Dardo Rocha (G1), Estrellas Classic (G1), General San Martin (G1) e a Copa de Oro (G1).

 

Mais notícias

Follow It vence mais uma; agora, em 2.400 metros

Corredor da Fazenda Colina prevaleceu no GP Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (G3).

Giro internacional: da velocidade ao fundo, predomínio da Coolmore

U S Navy Flag e Kew Gardens conquistaram, respectivamente, a July Cup (gr.I) e o Grand Prix de Paris (gr.I), rendendo à gigante irlandesa as duas principais provas do turfe internacional, no fim de semana.

Nota de falecimento: Sylvio Bertoli

Silvio Bertoli e Impression Imagem: Arquivo pessoal Faleceu na manhã desta sexta-feira (15), em Curitiba, Sylvio Bertoli. O criador e proprietário estava com 88 anos. Tendo iniciado suas atividades turfísticas na década de 1960, Bertoli fez do Haras Santarém um dos estabelecimentos mais bem sucedidos da criação paranaense e brasileira. Dentre os inúmeros animais clássicos criados por Bertoli, o histórico... [continua ]