06 nov 2020 | 22:14:30

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 20ª Edição

Nesta edição: Fast Jet Court, If Looks Like, In Society e Neusely


Fast Jet Court – Criação e propriedade: Haras Cima

Grande Prêmio Barão de Piracicaba (G1) – 1.600m/grama – Potrancas de 3 anos – Cidade Jardim

Fast Jet Court

Imagem: Porfírio Menezes

Destaque de sua geração, na capital paulista, desde as primeiras corridas destinadas aos produtos nascidos em 2017, Fast Jet Court ajudou a colocar em alto pedestal o nome de Courtier (Pioneerof The Nile e Soothing Touch, por Touch Gold), um norte-americano com a “etiqueta” da Juddmonte Farm, nascido em 2012. Em 9 saídas, nos Estados Unidos, obteve 3 vitórias, incluindo o Centaur Stakes (L).

A mãe de Courtier, muito embora perdedora, também produziu a excelente Emollient, que venceu o American Oaks (G1), o Rodeo Drive Stakes (G1), o Ashland Stakes (G1) e o Spinster Stakes (G1). Soothing Touch produziu, ainda, o stakes winner, segundo no Florida Derby (G1) e terceiro – para Justify – no Belmont Stakes (G1), Holfburg, que foi importado, em 2020, para servir como garanhão, em Bagé, no Haras Santa Maria de Araras. A quarta mãe de Courtier, Coupe de Folie, além de ter sido vencedora de G3 e colocada em G1, revelou Machiavellian, ganhador de G1 e reprodutor de enorme êxito, com mais de 70 stakes winners e pai, dentre outros, de Street Cry.

Além de Fast Jet Court, Courtier produziu, logo na primeira “fornada”, o – também – múltiplo ganhador de G1, Dashing Court, além da vencedora de G2, Got Court.

A mãe de Fast Jet Court, Trefiori (Flatter), não correu e restou importada, dos Estados Unidos, pelo Haras Palmerini. Também deu à luz Isola Di Fiori, velocista ganhadora de listed, na Gávea. A segunda mãe, Striking Profile (Striking The Gold) foi stakes winner. A terceira, Perfect Profile (Stop The Music), produziu Boom Towner, múltiplo ganhador de G3, em Nova York. Por fim, menção à quarta mãe de Fast Jet Court, Moll Buzzer (No Robbery), que venceu prova de G3 logo após a instituição das pattern races.

Inbreedings de Fast Jet Court: A. P. Indy (3x4), Mr. Prospector (4x5) e Raise A Native (5x5). Família 8-f.

If Looks Like

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

If Looks Like – Criação e propriedade: Haras Santa Maria de Araras

Grande Prêmio Francisco Vilella de Paula Machado (G2) – 1.600m/grama – Potrancas de 3 anos – Gávea

Grande Prêmio Adayr Eyras de Araújo (G3) – 1.500m/grama – Produtos de 3 anos - Gávea

Dona de alto poderio locomotor, If Looks Like é mais uma descendente de Wild Event (Wild Again e North of Eden, por Northfields), que em campanha venceu, além de outros 9 páreos, o Early Times Turf Classic S. (G1), nos Estados Unidos. Wild Event chegou a produzir stakes winners, em seu país natal, antes de embarcar para o Brasil. Foi radicado aqui, contudo, que atingiu números incríveis. Wild Event foi eleito, por 5 vezes, Melhor Reprodutor, no Troféu Mossoró.

If Looks Like é um dos dois únicos produtos da argentina Flirt Girl (Forestry), que não correu em seu país natal e veio inédita ao Brasil. A segunda mãe de If Looks Like, produziu Flaflu, colocada em G1, na Argentina. A terceira, Maxima (Ringaro), deu à luz as clássicas de G3 e listed, respectivamente, Mecanizada e Maxi Halo. Já a quarta, Morosinita (Good Maners), conquistou 8 vitórias na argentina, com êxitos em provas de G2 e G3. É a terceira mãe, por sua vez, da ganhadora de G1, na Argentina, Modern Greek, e da vencedora de G2, Most Advanced.

A sexta mãe de If Looks Like é uma preciosidade da criação Ojo de Água: Trevisa (Advocate), a mãe de, ninguém menos, que o lendário Forli, um dos melhores animais PSI criados na Argentina, em todos os tempos.

Inbreedings de If Looks Like: Nearctic (4x5), Northern Dancer (4x5) e Secretariat (5x5). Família 3-b.

In Society

Imagem: Pofírio Menezes/Divulgação JCSP

In Society – Criação: Haras Santa Maria de Araras – Propriedade: Bet Gold Stud

Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1) – 1.600m/grama – Potrancas de 2 anos – Cidade Jardim

Grande Prêmio Henrique de Toledo Lara (G1) – 1.800m/grama – Potrancas de 3 anos – Cidade Jardim

Dona de incrível aceleração final, In Society revelou-se mais um elemento de G1 gerado por Put It Back (Honour and Glory e Miss Shoplifter, por Exuberant). Vencedor do River Ridge Stales (G2), Put It Back já conquistou o Troféu Mossoró de Melhor Reprodutor por 3 vezes.

No Brasil, Put It Back produziu 13 ganhadores individuais, de G1, até o momento. Nesse seleto rol de primeiros colocados em provas de graduação máxima, há animais que venceram G1 dos 1.000 aos 2.400 metros. Dentre eles, o super craque Bal A Bali e o mais recente ganhador do GP Brasil, Pimper’s Paradise.

Forli

Imagem: Rancho San Antonio

A mãe de In Society (seu único produto), Cinderella Joy (Van Nistelrooy), produziu 2 atuações, na Argentina, de onde veio virgem. Já a segunda mãe da corredora, Cincidella (Lode), obteve 2 primeiros lugares, na Argentina, incluindo o Clásico Proprietarios (L), além de ter finalizado, em segundo, em prova de G2.

Quarta mãe de In Society, Fiora (Liloy) não correu. Múltiplo ganhador graduado em Cidade Jardim, da milha à milha e meia, o argentino Salute tem em Fiora sua terceira mãe. Mesmo caso dos ganhadores de listed, em São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente, Salve Ela e Save The Tiger. Também tem em Fiora sua terceira mãe a múltipla ganhador de G1, na Argentina, Savoir Bien.

A exemplo de If Looks Like, In Society tem, em sua filiação, a presença de Trevisa – sua sétima mãe.

Inbreedings de In Society: Lyphard (5x5) e Northern Dancer (5x5). Família 3-b.

Neusely

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Neusely – Criação e propriedade: Haras Figueira do Lago

Grande Prêmio Rocha Faria (G2) – 2.000m/grama – Potrancas de 3 anos – Gávea

Responsável por desbancar, no festival do GP Brasil, a aqui mencionada If Looks Like, Nusely colocou em chamariz o nome do nacional Al Arab (Redattore e Ocala Sales, por Choctaw Ridge). Em Cidade Jardim, além de uma eliminatória, aos 2 anos, Al Arab venceu o Grande Prêmio Natal (G3) e o Clássico Alberto Santos Dumont (L). Em sua estreia – e uma das duas únicas saídas – no exterior, venceu um handicap no primeiro carnival do, então recém inaugurado, hipódromo de Meydan.

A primeira geração de Al Arab nasceu em 2012. Além de Neusely, apesar das reduzidas oportunidades recebidas, Al Arab também produziu a ganhadora de listed e múltipla colocada em provas graduadas, Juju Popular. Al Arab conta com apenas 38 produtos registrados no Stud Book Brasileiro.

A mãe de Neusely, Bernaise (Mark of Esteem), obteve 4 vitórias, em Cidade Jardim e tem em Neusely seu primeiro produto black type. A segunda mãe de Neusely, Private Party (Soberbo), foi múltipla ganhadora clássica, na capital paulista, com vitórias em provas de G2 e G3, que marcaram a campanha dotada de 5 primeiros lugares.

Giant's Causeway

Imagem: Coolmore

Sexta mãe de Neusely, Dearly Precious (Dr. Fager) foi múltipla ganhadora de G1, nos Estados Unidos, incluindo as conquistas do Spinaway Stakes e do Acorn Stakes. Champion 2yo filly, também galgou sucesso como reprodutora, originando o ganhador de G3, Mister Modesty. Já sua sétima mãe, Imsodear (Chieftain), foi stakes winner e aparece no pedigree de um mais do que ilustre animal: Giant’s Causeway, dono de campanha formidável e o mais bem sucedido filho de Storm Cat, na reprodução. Hoje, Giant’s Causeway firma-se, não apenas como “pai de pais”: também conta com netos galgando posto de destaque, na reprodução – a exemplo de Lope de Veja.

Inbreeding de Neusely: Raise A Native (5x5). Família 11.

Mais notícias

In Essence: reaparecimento de luxo na Prova Especial Hernani Azevedo Silva

Potranca do Haras Santa Maria de Araras não corria desde setembro do ano passado.

Foolproof demonstra sobras na Prova Especial Old Tune

Corredora do Stud Santa Maria não encontrou dificuldades para derrotar suas adversárias.

Primeiro Seminário de Turfe do Rio Grande do Sul tem programação divulgada

Evento será realizado nos dias 3 e 4 de maio, no Jockey Club do Rio Grande do Sul.