15 jun 2020 | 18:58:11

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 11ª Edição

Nesta edição: Cara Hermana, Full do Jaguarete e Love You More.


Cara Hermana

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Cara Hermana – Criação: Haras Old Friends – Propriedade: Stud Indian Joe

Clássico Presidente Vicente Renato Paolillo (L) – 1.100m/areia – Potrancas de 2 anos – Cidade Jardim

Demonstrando grande predileção pela raia de areia, Cara Hermana tornou-se a primeira vencedora clássica, dentre as potrancas da geração 2017, nessa pista. Seu pai, First American (Quiet American e In Jubilation, por Isgala) desenvolveu campanha nos Estados Unidos, seu país natal, onde obteve duas vitórias – incluindo o Flamingo Stakes (G3) – em 13 saídas. No Brasil, First American foi capaz de gerar ganhadores clássicos dos 1.000 aos 3.000 metros. Múltiplo ganhador de G1, incluindo o GP São Paulo, e atualmente reprodutor (pai de black type winner), Timeo talvez tenha sido o principal expoente de sua produção. Além dos filhos e filhas, First American – desaparecido em 2017 – vem revelando-se eficiente avô materno, como, por exemplo, dos ganhadores de G1 Braço Forte e Silence Is Gold.

A segunda mãe de Cara Hermana, Valery Lady (Roy), foi destacada crioula do Haras La Vacación, tendo vencido, dentre outros páreos, o Gran Premio Eliseo Ramirez (G1), aos 2 anos, em San Isidro. A terceira, Valery Toss (Egg Toss), foi vitoriosa em G2 e na reprodução revelou-se profícua matriz: deu à luz 5 ganhadores clássicos, incluindo, além de Valery Lady, outra de graduação máxima: Vacacionada, vencedora da Carrera de Las Estrellas Sprint (G1). Na produção de Valery Toss também consta Val D’Equine, conhecida no Brasil por figurar como a segunda mãe de Quatro Mares.

A quinta mãe de Cara Hermana, por fim, é ninguém menos que Vacacion (Voodoo), a melhor velocista argentina do início da década de 1970. Vacacion também produziu Vacilante, que além de excelente corredor (venceu, dentre outros páreos, o GP Dardo Rocha (G1)) tornou-se bastante marcante no Brasil, ao servir no Haras Santa Maria de Araras.

Inbreedings de Cara Hermana: Fappiano (3x4) e Dr. Fager (4x5) – Família 8-j.

Full do Jaguarete

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Full do Jaguarete – Criação e propriedade: Stud Jaguarete

GP Doutor Enio Buffolo (G3) – 1.400m/grama – Produtos de 2 anos – Cidade Jardim

Um dos primeiros ganhadores clássicos da geração 2017, Full do Jaguarete descende do nacional Alcorano (Public Purse e Hit Oil, por Roy), que muito embora nascido no Haras Bagé do Sul, cumpriu sua campanha, integralmente, no Uruguai. Das 6 vitórias obtidas por Alcorano, a principal ocorreu no Gran Premio Pedro Pyñeirúa (URU-G1). O mesmo páreo foi vencido por Don Carrasco, o principal elemento da produção de Alcorano, até aqui. Trancaferro, outro destaque do stud record do semental, conquistou, recentemente, o Derby de Las Piedras (L).

A mãe de Alcorano produziu, ainda, Brujo de Olleros, um Wild Event vencedor do próprio “Pyñeirúa”, no país de origem, e que nos Estados Unidos, além de vencer o Hanford Memorial Stakes, veio a finalizar em terceiro, para Goldencents, na Breeders’ Cup Dirt Mile (G1).

Genitora de Full do Jaguarete, Cineasta (Amigoni) é uma das melhores, se não a melhor, matriz da coudelaria. Além de Full do Jaguarete, deu à luz o múltiplo ganhador clássico – incluindo o GP Linneo de Paula Machado (G3) – Eron do Jaguarete, além de Duty do Jaguarete, também múltipla ganhadora clássica, com destaque para o Grande Prêmio Diana (G1). A mãe de Cineasta, Bella Cy, figura como um dos mais emblemáticos produtos do Haras Cifra. Além de ser filha do garanhão da Família Frare, Belo Colony (New Colony), Bella Cy foi vencedora de listed e na reprodução deu à luz, dentre outros animais, Alta Vista.

Melhor exemplar do irlandês Amigoni, Alta Vista foi múltipla ganhadora de G1 (faltou-lhe apenas o GP Henrique de Toledo Lara (G1) para a conquista da tríplice coroa, em São Paulo) e produziu Hembra (Forestry), a exemplo da mãe, primeira colocada no GP Barão de Piracicaba (G1).  Bella Cy é o principal destaque da produção norte-americana Caro’s Image (Caro), importada pelo Haras do Verde Vale, para o Brasil, nos anos 90.

Inbreedings de Full do Jaguarete: Buckpasser (5x5) e Northern Dancer (5x5) – Família 7-a.

Love You More

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Love You More – Criação: Haras São José da Serra – Propriedade: Stud Eterno Amor

Clássico Imprensa (L) – 1.600m/areia – Éguas de 3 e mais anos – Cidade Jardim

Tendo viajado até Cidade Jardim para conquistar a primeira vitória clássica de sua campanha, a talentosa arenática Love You More é uma filha de Forestry (Storm Cat e Shared Interest), que, após ser adquirido, enquanto yearling, por US$ 1,5 milhão, viria a obter, em campanha, 7 primeiros lugares em 11 saídas. Seu êxito de maior destaque ocorreu por conta do King’s Bishop Stakes (G1), em Saratoga, aos 3 anos. Filho de uma ganhadora de G1, que também produziu a ganhadora da Breeders’ Cuo Juvenile Fillies (G1), Cash Run, Forestry foi levado à reprodução, no ano 2000.

Nos Estados Unidos, Forestry tornou-se múltiplo produtor de graduação máxima, incluindo – os atualmente reprodutores – Shackleford e Discreet Cat. Como avô materno, consta nos pedigrees, dentre outros, do vencedor do Kentucky Derby (G1), Nyquist. Forestry foi adquirido, em definitivo, por criadores brasileiros, no ano de 2014. Além de Love You More, aqui produziu a ganhadora de G1 Hembra e os ganhadores clássicos, exportados, Wind of Change, Orpheus, Na Balada e Itaperuna, além do versátil (e também vencedor de diversas provas black type) Royal Forestry.

Idreamedadream, que encabeça a linha baixa de Love You More, é filha de Maria Star (Ghadeer), por sua vez mãe da ganhadora clássica Hope e avó materna de, também, de Intuição (colocada em G1 e recentemente exportada para os Estados Unidos). Maria Star descende de Exclusive Star (Nindiano), um dos melhores elementos da ótima geração de fêmeas nascida em 1991, tendo galgado posto de êxito ao vencer, principalmente, o Grande Prêmio Diana (G1) de 1995, na Gávea – além de outras três provas graduadas.

A sexta mãe de Love You More, Donosa (Timor), produziu a uma das grandes craques do Haras Abolengo: Dulcia, conhecida entre os turfistas brasileiros por ter vencido, em Cidade Jardim, o GP Presidente da República (G1), em 1974. Além de ter sido múltipla ganhadora clássica na argentina, uma vez exportada para os Estados Unidos também veio a conquistar expressivos resultados no hemisfério norte, onde venceu, dentre outros páreos, o Vanity Handicap (G1).

Inbreedings de Love You More: Northern Dancer (4x5) e Bold Ruler (5x5) – Família 6-a.


por Victor Corrêa

Mais notícias

ABCPCC informa: estão abertas as inscrições para o leilão de coberturas

Criadores poderão realizar inscrições até o dia 8 de maio para o leilão que acontecerá no dia 23 do mesmo mês, com televisionamento da TV Turfe, TV Jockey e internet.

Com mais de R$ 96 mil em prêmios, Copa ABCPCC Regional é atração, em Porto Alegre

Prova componente da Copa dos Criadores ABCPCC será disputada nesta sexta-feira (31).

Bem estar animal: cuidados e melhorias aplicadas ao transporte equino

Tradução promovida pela OSAF, de apresentação de autoria da médica veterinária Barbara Padalino B., demonstra meios de se promover, mais segurança e conforto, no transporte de equinos.