25 fev 2023 | 20:04:01

Panthalassa, de ponta a ponta, leva a Saudi Cup (G1) para o Japão

Filho de Lord Kanaloa voltou a fazer com que Country Grammer amargasse (pelo segundo ano seguido) a formação da dupla, na prova mais bem dotada do mundo.


Panthalassa conquistou a Saudi Cup (G1) para o Japão.

Imagem: Divulgação Jockey Club of Saudi Arabia

Distribuindo US$ 20 milhões em prêmios (o que lhe coloca como a prova mais bem dotada do turfe mundial), a Saudi Cup (G1), em 1.800m na areia, para produtos de 4 e mais anos, foi disputada neste sábado (25), em Riyadh, na Arábia Saudita. Vitória, de ponta a ponta, do japonês Panthalassa, 6 anos, filho de Lord Kanaloa e Miss Pemberley (Montjeu), de criação de PANGLOSS Y K & Toshihiro Hirosaki e propriedade de Hiroo Race Co.

Fiel às suas características, Panthalassa assumiu a vanguarda, desde a partida. O favorito Taiba, vindo de vencer o Malibu Stakes (G1), nos EUA, disputava o segundo com Geoglyph. Antes mesmo da curva, já se percebia que Taiba apresentava dificuldades para acompanhar o ritmo do páreo.

Na reta final, com Taiba batido, Panthalassa passou a receber as cargas de Geoglyph, Cafe Pharoah e Crown Pride (todos japoneses). Sob o comando de Yutaka Yoshida, Panthalassa galgava êxito em se defender dos referidos ataques quando, a 200 metros do disco, surgiu o norte-americano Country Grammer, em vibrante atropelada.

Apesar da grande impressão, porém, Country Grammer viu o filme de 2022 repetir-se: se no ano passado ele restou batido pela surpresa local Emblem Road, desta feita o múltiplo ganhador de G1 não foi capaz de passar por Panthalassa, que lhe derrotou por ¾ de corpo. Cafe Pharoah, que recebeu condução de João Moreira, foi o terceiro, a apenas ½ corpo do segundo colocado. Geoglyph e Crown Pride completaram o marcador.

Dois anos após ter brilhado com duas vitórias na Breeders’ Cup de 2021, o treinador Yoshito Yahagi voltou a fazer história para o turfe de seu país, além mares, rendendo ao Japão sua primeira vitória na Saudi Cup (G1). Panthalassa, que até então havia corrido na areia apenas em uma das suas 24 saídas produzidas até então, agora soma 7 vitórias em 25 apresentações.

Tempo de 1:50.80. 

 

Mais notícias

Lord of Westbury vence, mais uma vez, o Clássico Presidente Camilo Carvalho Coelho

Filho do nacional Un Belini, pertencente ao Haras Uberlândia prevaleceu no melhor embate do dia, em Porto Alegre.

Rumo à tríplice coroa, No Regrets encanta no GP Diana (gr.I)

Potranca do Haras Doce Vale voltou a vencer com facilidade, e em ótima marca

Northern Town esnoba fator reaparecimento e vence a PE Emabruk

Filha do nacional Que Fenômeno pertence ao Stud Pinheiros do Sul.