02 out 2020 | 23:41:25

O último capítulo de uma saga fantástica: Enable busca o terceiro Arco

No próximo domingo, a fabulosa égua da Juddmonte adentrará à raia de Longchamp, em busca de seu terceiro Prix l’Arc de Triomphe. Após cruzar o disco, mergulhará na eternidade como um dos melhores – e talvez, o melhor – PSI da história.


Enable apronta no gramado de Newmarket: últimos ajustes para uma corrida histórica

Imagem: Edward Whitaker/Racing Post

No próximo domingo (4), o turfe mundial tende a viver uma das datas mais especiais de toda a sua história. De se lamentar, apenas, a ausência de público. De resto, a fabulosa Enable, na – muito provavelmente – última atuação de sua campanha, tentará tornar-se o primeiro animal a vencer, por 3 vezes, o Prix l’Arc de Triomphe (G1).

Independentemente do resultado da prova, todavia, é fato que a filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), atualmente com 6 anos, já galgou seu posto dentre os melhores PSI de todos os tempos. Por meio de uma campanha que flerta com a perfeição, venceu 15 das suas 18 corridas. Dos seus êxitos, nada menos que 11 deram-se em provas de graduação máxima.

Além de duas vitórias no Prix l’Arc de Triomphe (G1) – e um “chorado” segundo lugar, para Waldgeist, no ano passado – a crioula e defensora da Juddmonte tornou-se a primeira tricampeã do King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1), a maior prova britânica, dentre aquelas abertas à participação de produtos de 3 anos e mais idade. Foi, também, o primeiro animal a emplacar o double Arco-Breeder’s Cup Turf (G1), num mesmo ano.

Vencer um Arco é, sem dúvida, tarefa das mais duras. Durante a semana, porém, uma notícia talvez tenha anunciado uma facilitação da missão encarada por Enable. A potranca Love, que conquistou vitórias esmagadoras no Epsom Oaks (G1) e no Yorkshire Oaks (G1), era tida e havida como a grande adversária de Enable, mas teve seu forfait anunciado. Agora, resta à Coolmore recorrer aos 4 machos restantes no lote. O jóquei preferencial da corporação, Ryan Moore, escolheu a Mogul, que vem de vencer o Grand Prix de Paris (G1).

Derby winner francês, do ano passado, e que venceu, em 2020, o Prix Ganay (G1), Sottsass é outro nome destacado, dentre os principais oponentes de Enable. Stradivarius, o melhor fundista da Europa, acabou derrotado na preparatória do Prix Foy (G2), o que, talvez, tenha lhe atribuído algum desprestígio, para o compromisso de domingo. Stradivarius, aliás, que é treinado, a exemplo de Enable, por John Gosden, e vinha sendo pilotado por Frankie Dettori – que, “barrando-o” para montá-la, deixou sua montaria para Oliver Peslier.

Persian King, Royal Julius, Way To Paris, Japan, Sovereign, Deirdre, Gold Trip, Chachnak, In Swoop, Serpentine e Raabihah são os demais inscritos.

O Prix l’Arc de Triomphe (G1) será disputado às 11h, pelo horário de Brasília.

Mais notícias

Stud Book informa: tutorial para comunicação de nascimentos online

Lançar o nascimento do seu animal PSI de modo totalmente online é rápido, prático e, mais do que nunca, muito fácil. Nesta publicação, o Stud Book Brasileiro orienta seus usuários à utilização dessa funcionalidade do sistema. Para acessar o sistema online do Stud Book Brasileiro, os interessados que ainda não possuam login e senha precisam preencher, assinar o formulário anexo... [continua ]

Ouro da Serra supera Raf no Clássico Nelson de Almeida Prado (L)

Milheiro de Márcia Guidorzi Buffolo conquistou novo êxito clássico.

Nota de falecimento: Ademar de Barros Pereira

Retorno vitorioso à repesagem: cena repetida, por muitas vezes, na carreira do treinador Imagem: Porfírio Menezes/O Favorito Turfe Faleceu, nas primeiras horas deste domingo (22), em Curitiba, Ademar de Barros Pereira. Por mais de meia década, estabeleceu parceria junto à família Pelanda (primeiro, Guido; depois, com Paulo e Felipe, todos titulares do Haras Rio Iguassu), como o treinador dos seus... [continua ]