04 set 2024 | 16:29:12

Nutrição animal: a alimentação de garanhões

Dieta dos reprodutores é artigo de interesse e curiosidade - sobretudo durante a estação de monta.


Tendo iniciado no último mês de agosto, a estação de monta sul-americana coloca em destaque alguns dos principais "astros" do turfe: os reprodutores. Artigos de altos investimentos e expectativas tão grandes quanto, os garanhões, sobretudo durante seu período ativo, recebem cuidados diversos, inclusive no que diz respeito à sua alimentação.

A revista The Horse publicou, em seu website, reportagem assinada por Kristen M. Janicki (bacharel em Ciências Animais pela Universidade de Illinois e graduada em Nutrição Animal pela Universidade do Kentucky), a qual exibe comentários e informações a respeito da alimentação de equinos reprodutores.

Para conferir a matéria original, na íntegra, clique AQUI.

***

A maior parte dos garanhões deve ser alimentada de acordo com suas necessidades de manutenção, ou um bocado acima dessa quantidade, a depender da quantidade de exercício ao qual são submetidos; se estão cobrindo ou não. No entanto, à medida que a temporada de monta se aproxima, os proprietários dos garanhões devem considerar alguns pontos-chave sobre as necessidades nutricionais de seus reprodutores.

Energia

As necessidades energéticas dos garanhões variam de acordo com a frequência que exercem atividade reprodutiva. Não há um aumento fisiológico nas calorias diretamente relacionado à produção de esperma, mas a atividade física associada à reprodução queima calorias. Garanhões que cobrem, de modo pontual, algumas vezes durante a semana não precisarão da reposição da mesma quantidade de calorias necessitada por um garanhão que cobre entre 10 e 15 vezes, por semana.

Para aumentar a ingestão calórica de um garanhão, sem aumentar, drasticamente, a quantidade total de ração consumida, considere adicionar gordura à sua dieta. Além disso, uma fonte de gordura pode ajudar a manter o garanhão menos excitável durante a realização das coberturas. Além de fornecer calorias, uma fonte de gordura na dieta do garanhão também pode beneficiar a qualidade e a motilidade do esperma. Adicionalmente, pesquisas revelam que um aumento de ácidos graxos ômega-3 na dieta pode ser benéfico para alguns garanhões reprodutores.

Vitaminas e Minerais

Além disso, há evidências de que determinados minerais e vitaminas são capazes de potencializar a fertilidade do animal:

  • Pesquisas demonstram que o selênio é importante na motilidade e estrutura do esperma;

  • O selênio e a vitamina E trabalham em conjunto, propiciando uma capacidade antioxidante para proteger as células dos danos oxidativos; e

  • A vitamina C mostrou aumentar a concentração de esperma em outras espécies.

Índice de Condição Corporal

Antes do início temporada de monta, certifique-se de que seu garanhão dispõe de uma condição corporal ideal em torno de 5 na Escala de Condição Corporal de 9 pontos de Henneke. Como o ato físico da cobertura imita as necessidades calóricas de um cavalo em trabalho leve, os proprietários de reprodutores devem estar preparados para realizarem adaptações na dieta dos seus garanhões, conforme necessário ao longo da temporada de monta.


Mensagem Final

As necessidades nutricionais dos garanhões normalmente se alteram durante a temporada de monta. O ato físico da cobertura exige mais energia na dieta desses animais e níveis adequados de ácidos graxos ômega-3, selênio, e vitaminas C e E são necessários para promover uma boa qualidade e quantidade de esperma.

 

Mais notícias

Na trilha do OSAF, Alegria Afleet emplaca G2

Potranca do Haras Old Friends foi a melhor no GP Prefeito Fábio da Silva Prado (gr.II).

Lillácea faz brilhar o Stud Embalagem na Taça de Prata de Potrancas

Corredora assumiu a liderança da geração, no Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1).

Happy Bryan confirma favoritismo no GP Costa Ferraz (gr.III)

Eleita melhor velocista do Brasil, no Troféu Mossoró, tordilha pertence ao Stud Pedudu.