31 jul 2023 | 15:40:29

Nota de falecimento: Artagão de Mattos Leão


Artagão de Mattos Leão

Imagem: TCE-PR (Divulgação)

Faleceu, no domingo (30), em Curitiba/PR, Artagão de Mattos Leão.

Deputado estadual pelo Paraná, durante 9 anos, Artagão também participou, ativamente, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, do qual foi conselheiro e presidente. 

Criador e proprietário de cavalos PSI e associado da ABCPCC, manifestou sua paixão pela atividade por meio do Stud A.M.L., o qual foi representado, com sucesso, nas pistas do país e do exterior. Único animal a derrotar Eu Também, no Brasil, Nelore Porã, além de render à farda diversas conquistas graduadas, também obteve importante êxito no Carnival de Dubai, em 2007.

Vencedores de grandes prêmios no eixo Rio-São Paulo, Olympic Bullet, Heath Row e Hotaru foram outros marcantes animais da coudelaria. Nos últimos anos, porém, o destaque absoluto ficou por conta de Hassenah, corredora que, além de ter desafiado, com êxito, os machos, em Cidade Jardim, representou o Stud A.M.L. no Gran Premio Latinoamericano (G1) de 2019.

No último dia 11 de junho, Duc Noire rendeu ao Stud A.M.L. vitória no Derby Paranaense (L), em Curitiba.

A Diretoria da ABCPCC presta votos de luto e condolências aos amigos e familiares.

 

Mais notícias

PR: Ultra-Rápido conquista a milha do Governador do Estado (L)

Defensor de José Roberto Coelho de Miranda alcançou o favorito Slam Train na reta de chegada.

Holy Legal vence mais uma em São Paulo

Disputado neste sábado (18), em Cidade Jardim, o Clássico Erasmo T. De Assumpção (L), em 1.000 metros na pista de grama, para fêmeas de 3 e mais anos, foi vencido por Holy Legal, 3 anos, filha de Holy Roman Emperor e Hora Legal (Minstrel Glory), de criação e propriedade do Haras Belmont Ltda.

Resultante domina, amplamente, o GP Roger Guedon (G3)

Ganhadora pertence ao Stud Eternamente Rio.