03 maio 2019 | 14:23:42

No 145º Kentucky Derby, audiência redobrada em solo brasileiro

Contando com produtos de garanhões alojados no Brasil, a mais tradicional prova do turfe norte-americano terá audiência redobrada dos criadores brasileiros.


Maximum Security, filho de New Year's Day, vem de vencer o Florida Derby (gr.I).

Imagem: HorseRacingNation.com

Páreo cuja magnitude os limites do próprio esporte e se confunde com a cultura pop e o imaginário norte-americanos, o Kentucky Derby (gr.I) será disputado pela 145º vez, neste sábado (4), em Churchill Downs. Prova que conta com o prestígio e atenção, também, dos turfistas brasileiros, desta feita redobra-se de importância, por aqui: dois dos postulantes à vitória são produtos originados a partir de garanhões radicados no Brasil.

De vencedor de um modesto maiden claiming, em sua estreia, à condição de ganhador – invicto – do Florida Derby (gr.I), Maximum Security pertence à segunda geração de New Year’s Day (Street Cry), reprodutor recentemente adquirido por um condomínio de criadores brasileiros – e atualmente alojado no Haras Nijú, em Aceguá/RS.

Cotado a 10 por 1 no morning line, Maximum Security divide com o vencedor do Wood Memorial Stakes (gr.II), Tacitus (Tapit), a quarta melhor cotação do páreo – atrás, apenas, de Improbable (City Zip), Game Winner (Candy Ride) e Roadster (Quality Road).

Ainda que sem a mesma visibilidade ostentada por Maximum Security, Win Win Win é outro que contará com torcida extra dos brasileiros. Seu pai, Hat Trick, serve como reprodutor no Haras Springfield, em Tijucas do Sul/PR. O rebento ilustre, já ganhador black type, em Tampa Bay Downs, vem de escoltar Vekoma (Candy Ride) no Blue Grass Stakes (gr.II). Se Maximum Security é aguardado na briga pela ponta desde a largada, Win Win Win deverá, por outro lado, acionar no fundo do pelotão, a fim de atropelar na reta de chegada. Aparece cotado a 15 por 1 no morning line.

Após o forfait do candidato ao favoritismo, Omaha Beach, o Kentucky Derby será disputado, além dos animais mencionados acima, por War of Will, Tax, By My Standards, Gray Magician, Plus Que Parfait, Cutting Humor, Haikal, Code of Honor, Master Fencer, Long Range Toddy, Spinoff e Country House. Primeira prova da tríplice coroa norte-americana, será disputado por produtos de 3 anos, em 2.000m na pista de areia, e distribuirá US$ 3 milhões em prêmios.

Mais notícias

Callejero garante vaga no Latino com triunfo firme no GP Doutor Frontin (G2)

Defensor da Coudelaria Esmeralda representará o Brasil, na Argentina.

Copa dos Criadores 2021: chamada, valores de added e penalidades

Festival será realizado, no dia 27 de junho, no Jockey Club Brasileiro.

Itaperuna seguirá para o exterior

Velocista do Stud Galope foi comercializada com proprietário sediado no exterior.