20 jul 2020 | 20:59:50

Neta de Siphon vence prova de G3 na Inglaterra

Queen Jo Jo venceu o William Hill Summer Fillies’ Stakes (G3).


Queen Jo Jo conquistou a segunda vitória clássica da campanha.

Imagem: Sky Sports

No domingo (19), em York, éguas de 3 e mais anos disputaram o William Hill Summer Fillies’ Stakes (G3), em 1.200m na pista de grama, com bolsa de £ 40 mil. Vitória de Queen Jo Jo, filha de Gregorian e da matriz River Song – esta uma filha do brasileiro Siphon.

Conduzida por Sam James, Queen Jo Jo derrotou Breathtaking Look por pescoço. A ganhadora é treinada por Kevin Ryan e conquistou sua terceira vitória (2ª clássica) em 10 saídas. Trata-se de uma corredora de 4 anos, de criação de Bearstone Stud e propriedade de Roger Peel & Clipper Logistics.

Avô de Queen Jo Jo, Siphon (Itajara e Ebrea, por Kublai Khan) tornou-se líder, em Cidade Jardim, aos 2 anos, depois de vencer grandes prêmios na areia e na grama – incluindo o G1 do GP Juliano Martins de 1994. Despediu-se do Brasil, aos 3 anos, vencendo o GP Presidente Antonio Correa Barbosa (G2). Na Argentina, finalizou em quarto, para Cheerful, no Gran Premio Nacional (G1).

Enviado para os Estados Unidos, Siphon teve sua campanha especializada no dirt e para isso precisou fazer frente às “feras”, de sua época. O icônico Cigar, o vencedor da Breeders’ Cup Sprint (G1) Lit De Justice e o argentino (múltiplo ganhador de G1, entre seu país e Estados Unidos) Gentleman foram apenas alguns dos excelentes cavalos que estiveram pelo caminho de Siphon. Em 1996, venceu a Hollywood Gold Cup (G1). Um ano depois, obteve sua mais importante vitória, no Santa Anita Handicap (G1). Naquela mesma temporada, finalizou em segundo para Sinspiel na Dubai World Cup.

Levado à reprodução, nos Estados Unidos, Siphon tornou-se o primeiro PSI brasileiro, lá radicado, a produzir ganhadores de graduação máxima: Siphonic e I’m The Tiger.

Tendo retornado ao Brasil, pela primeira vez, em 2006 – ano em que serviu sob regime de shuttling – Siphon regressou, em definitivo, para o país natal, em 2010. O semental despareceu em dezembro do ano passado.

Siphon é um dos grandes corredores da história do Haras São José & Expedictus. Em 2018, o website da ABCPCC entrevistou um dos seus titulares, Lineu de Paula Machado. Confira abaixo a entrevista em 2 partes:

Parte 1

Parte 2

Mais notícias

Eliz do Jaguarete dá o tom no GP Presidente João Carlos Leite Penteado (G3)

Defensora do Stud Jaguarete atropelou com sucesso para conquistar nova vitória clássica.

St. Vicent confirma favoritismo no Clássico Jockey Club de São Paulo (L)

Filho do nacional Carrocel Encantado defende a farda de Lucas Martins Baldi.

Últimas unidades do Anuário de Reprodutores a preço promocional: confira!

Exemplares ainda disponíveis podem ser adquiridos no valor de R$ 50,00.