18 maio 2023 | 19:34:41

Na festa brasileira, em Las Piedras, Mapa Mundi foi a estrela maior

Crioulo do Haras Figueira do Lago, pertencente ao Stud Xeque-Mate, venceu o Gran Premio Batalla de Las Piedras. Queen of Clubs, Voo de Ícaro e Apache Cat foram outros valores da criação nacional a prevalecer em momentos importantes da jornada.


Em demonstração de coragem, Mapa Mundi reagiu contra Que Garufa, em Las Piedras.

Imagem: Transmissão H.R.U.

Quinta-feira (18) das mais movimentadas marcou o Hipódromo de Las Piedras, no Uruguai. Em tarde festiva, os aficionados locais pararam para celebrar, no momento mais importante da reunião, a vitória do brasileiro Mapa Mundi no Gran Premio Batalla de Las Piedras (L), em 2.000m na raia de areia.

Trata-se de um 6 anos, filho de Cape Town e Renania (Redattore), de criação do Haras Figueira do Lago e propriedade do Stud Xeque-Mate.

Em condução perfeita de Vagner Leal, Mapa Mundi vigiou os ponteiros de perto, recebendo a partida na última curva. Girando para a reta final praticamente dominado por Que Garufa, o brasileiro reagiu: castigado na canhota de seu jóquei, Mapa Mundi emplacou demonstração de coragem e, retomando a primeira colocação, veio a bater Que Garufa por ¼ de corpo.

Powertothepeople, do Haras Phillipson, foi o terceiro. O também brasileiro Onrusch, de criação do Haras Calunga, ficou com o quarto posto.

Sob o treinamento de Josiane Gulart, Mapa Mundi conquistou sua 12ª vitória em 28 corridas produzidas entre Brasil e Uruguai. Tempo de 2:07.92.

Além da conquista de Mapa Mundi, outros foram, na tarde, os momentos especiais para a criação brasileira. Queen of Clubs, que, em janeiro, havia vencido o Gran Premio Ciudad de Montevideo (G1), hoje levantou o Gran Premio OSAF, em 1.800m na areia, para éguas de 3 e mais anos.

Conduzida por Julio Cesar Méndez, Queen of Clubs obteve firme e fácil vitória, indo à forra contra – a sua algoz, na mais recente apresentação – Olise, uma Quick Road criada no Brasil pelo Haras Calunga. Destemida, uma Holding Glory de criação do Stud Mesqueu e propriedade do Haras Bagé do Sul, completou a trifeta de corredoras brasileiras. Múltipla ganhadora no Cristal, Bella Glória, filha de Glória de Campeão de criação de Roberto Valdemir Aguiar Da Costa, ficou com o quinto posto.

Queen of Clubs (3 anos, filha do nacional Victory Is Ours e First World, por First American, de criação do Haras Vale Verde e propriedade da Coudelaria F.B.L.) é treinada por Roberto Solanés. Chega à 11ª vitória em 14 corridas. Relógios parados na marca de 1:55.44.

Já no Gran Premio Reapertura de Las Piedras, em 1.200m na areia, para produtos de 3 e mais anos, não houve animal mais veloz do que o brasileiro Voo de Ícaro, 4 anos, filho do nacional Holding Glory e Flight Fenix (Choctaw Ridge), de criação e propriedade do Stud Bruno Genovesi.

Numa vitória irretocável, Voo de Ícaro suplantou Man Campeira por 3 corpos e ½. Marlon Brando foi o terceiro. Condução de Deividi Gaier, no dorso do ganhador.

Valdimar de Oliveira é o treinador de Voo de Ícaro, agora dono de 7 vitórias em 22 corridas. Tempo de 1:12.04.

Sem prejuízo das conquistas acima, Apache Cat, 3 anos, filho de Forestry e Outsourcing (Public Speaker), de criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud Bela Esperança, prevaleceu no Gran Premio Ubaldo Seré, em 1.500m na raia de areia, para animais de 3 e mais anos.

Com José da Silva "up", o corredor conquistou êxito dos mais convincentes: deixou o também brasileiro Gaucho (de criação do Haras Santa Maria de Araras) a 5 corpos, na segunda colocação, em outra dobrada da criação brasileira, na tarde. O argentino Inmenzo ficou com o terceiro lugar.

Noutra vitória de Valdimar de Oliveira no dia, Apache Cat obteve sua 5ª vitória em 10 saídas. Tempo de 1:31.46.

N.R.: Na versão original deste texto, não constava a vitória de Apache Cat. Registra-se, aqui, pedido de desculpas às conexões do animal vencedor.

 

Mais notícias

Kid Carson supera Chronnos no Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (L)

Defensor do Stud Verde abriu a semana máxima da Gávea nesta sexta-feira (9).

Ganache e Linda Nui dominam as versões do Criterium em Porto Alegre

Barbo e Ziska Blade prevaleceram em outros momentos importantes da programação.

Ultra Bom confirma pule de devolução na Prova Especial Dark Brown

Corredor do Haras São Marcos Paulista venceu com facilidade.