16 jun 2020 | 20:01:19

Mensagem do Presidente: Jockey Club Brasileiro, recordista em matéria de desrespeito


Quando se pensa que o ano de 2020 já foi suficiente para tantos absurdos praticados em nome do Jockey Club Brasileiro, vem à percepção do contrário: sempre há o que piorar e registrar o presente, não bastassem todos os pesares, com pecha de lamentável, nos anais do turfe carioca.

Após o cancelamento de programas já formados na véspera das corridas, do adiamento das eleições de diretoria com base em solenidades e documentos cuja existência até então não se comprovou, sem prejuízo da injustificável redução de premiações e dos cortes no calendário clássico, o(s) mandatário(s) do clube superaram-se mais uma vez. Hoje, terça-feira, 16 de junho de 2020, republicaram seu desfigurado calendário clássico, designando o festival do Grande Prêmio Brasil para a mesma data do Grande Prêmio Paraná, em 27 de setembro.

Trata-se de ocorrência ímpar no histórico do turfe brasileiro, a partir da qual percebe-se não haver um mínimo escrúpulo turfístico por parte daqueles que, no comando do Jockey Club Brasileiro, parecem ter feito pouco, ou nenhum, caso, do coirmão paranaense. Veja-se: mesmo tendo havido antecipada escolha, dos homens do turfe do Paraná, pelo último final de semana de setembro, para abrigar seu momento mais importante do ano, prevaleceu a indiferença no Jockey Club Brasileiro, que dividirá, as já parcas atenções atraídas pelas corridas de cavalo brasileiras, na atualidade, em duas metades.

Essa divisão, aliás, muito reflete a incapacidade do Jockey Club Brasileiro enxergar, de modo amplo e convergente, os melhores interesses do turfe nacional. A desprezível atitude merece a reprimenda do subscritor da presente, que na condição de presidente da Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida, não poderia omitir-se diante de tão grave e errada decisão.

Em manifesto de total repúdio à decisão do Jockey Club Brasileiro, eis o bastante para o momento.


Antônio Landim Meirelles Quintella

Presidente da Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida

Mais notícias

No Sound exibe forma e levanta o Clássico Prefeito de São Paulo

No Sound obteve vitória convincente. Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP O Clássico Prefeito de São Paulo (L), destaque da programação desta tarde (10), em Cidade Jardim, marcou a convincente vitóra do favorito No Sound que chegou ao disco 1 1/4 corpo à frente de Raiolux. Ovo Maltine (3 3/4), Our Captain Louis (5 1/2), Melhor Irmão (5 3/4) e José Ignácio... [continua ]

Copa dos Criadores: inscrição tardia do produto – aos 2 anos – poderá ser realizada até 31 de outubro

Nova redação do regulamento da Copa dos Criadores permitirá, já em 2020, que produtos de 2 anos – inclusive aqueles adquiridos em leilões – sejam inscritos até o dia 31 de outubro

Darley inicia amanhã (1º/12) aplicações para o Programa Flying Start

Curso oferecido pelo Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum contempla atuação em diversas áreas da indústria turfística.