05 maio 2018 | 09:54:32

Logo mais, o Kentucky Derby 2018

Uma das provas mais cobiçadas do mundo, o Derby de Kentucky apresenta uma de suas mais promissoras edições. Na sexta-feira, Monomoy Girl venceu o Kentucky Oaks (gr.I).


Mendelssohn poderá fazer história em Churchill Downs.

Imagem: Penelope Miller/Racing UK

Prova cercada de tradicionalíssimo, alto nível de dificuldade e capaz de atrair atenção maciça, de público e mídia, o Kentucky Derby (gr.I) terá sua versão 2018 disputada neste sábado (5), em Churchill Downs. Em jogo, US$ 2 milhões que serão disputados, por produtos de 3 anos, ao longo de 2.000 metros, na pista de areia.

Levando em conta as opiniões de experts e jornalistas especializados, o Derby de logo mais apresenta um dos mais interessantes campos, dos últimos anos. Um panorama de pleno equilíbrio, provocado pelo choque de potros de alto nível e chances parecidas, dá o tom à prova, que abrirá a tríplice coroa norte-americana.

As conexões de China Horse Club, Head of Plains Partners LLC, Starlight Racing & WinStar Farm contam com dois dos nomes tidos como favoritos à vitória. O alazão Justify (Scat Daddy), invicto em 3 saídas, vem de vencer o Santa Anita Derby (gr.I) de ponta a ponta. Já o outro defensor da farda, Audible (Into Mischief) deixou impressão das melhores ao levantar o Florida Derby (gr.I) – cujos ganhadores, nos últimos 2 anos, venceram, igualmente, o Kentucky Derby (gr.I).

Representando um misto de expectativas e interrogações, Mendelssohn (Scat Daddy) talvez seja o competidor que mais chame atenção, no lote composto por 20 animais. O castanho, que triturou seus adversários no UAE Derby (gr.II) – e que em 2017 já havia vencido, nos Estados Unidos, a Breeders’ Cup Juvenile Turf (gr.I) – poderá se tornar o primeiro animal na história a vencer o páreo, sendo treinado na Europa (Aidan O’Brien, na Irlanda, é quem responde pelo treinamento de Mendelssohn).

Champion 2yo, Good Magic (Curlin) credenciou-se por meio de convincente vitória obtida no Bluegrass Stakes (gr.II). Já Bolt d’Oro (Medaglia d’Oro), que teve a invencibilidade quebrada, em 2017, justamente na Breeders’ Cup Juvenile (gr.I) perdida para Good Magic, tentará provar que seus dotes de corredor de alto nível não ficaram restritos ao ano de 2017. Invicto em 4 saídas – incluindo o Arkansas Derby (gr.I), na mais recente apresentação – Magnum Moon (Malibu Moon) é outra forte carta do treinador Todd Pletcher, que no ano passado encilhou o ganhador, Always Dreaming.

Os demais inscritos: Firenze Fire, Free Drop Billy, Promises Fullfiled, Flameaway, Lone Sailor, Hofburg (irmão materno do reprodutor Courtier, alojado no Paraná), My Boy Jack, Enticed, Bravazo, Instilled Regard, Solomini, Vino Rosso, Noble Indy e Combatant.

Monomoy Girl, uma Tapizar, levantou o Kentucky Oaks (gr.I).

Num aperitivo de luxo, para o compromisso de logo mais, potrancas de 3 anos disputaram, ontem (4), em Churchill Downs, o Kentucky Oaks (gr.I), em 1.800m na pista de areia, com US$ 1 milhão de dotação. Venceu Monomoy Girl, produto da segunda geração do reprodutor Tapizar (Tapit) na matriz Drumette (Henny Hughes), de criação de FPF LLC & Highfield Ranch e propriedade de M. Dubb, Monomoy Stables LLC, The Elkstone Group and Bethlehem Stables.

Competindo como uma das forças do páreo – vez que vinha de vencer o Ashland Stakes (gr.I) – Monomoy Girl suportou, durante toda a reta final, a forte carga de Wonder Gadot (Medaglia d’Oro). O jóquei desta chegou a reclamar prejuízos aos comissários, mas o páreo foi confirmado na ordem de chegada. Diferença de apenas ½ corpo entre as duas, no disco.

Conduzida por Florent Geroux e treinada por Brad Cox, Monomoy Girl obteve a sexta vitória em 7 saídas. Tempo de 1:49.13 (replay aqui).

Mais notícias

Dalheconquistadora supera as mais velhas no GP Presidente Antonio Grisi Filho (gr.II)

Potranca do Haras Clemente Moletta demonstrou sobras na melhor prova da tarde.

Richiesta vence no quilômetro paulista

Velocista do Stud Fenômeno conquistou o Clássico Jorge Wallace Simonsen.

Maroñas: Olympic Harvard, Bet Law e Bang Bang Boom comandaram final de semana brasileiro.

Veterano corredor do Haras Regina venceu o Gran Premio Comparacion (G2), velocista do Haras Calunga/Stud Crespi conquistou o Clásico Francia (L) e crioulo de Niju/Eternamente Rio levantou o Clásico Bizancio Y Sloop (L).